Porto Velho/RO, 23 Março 2024 21:20:31
ESPORTE

Como fazer o seu filho se interessar pelo esporte desde pequeno

Uma criança que pratica esporte adquire uma série de conhecimentos que serão essenciais para toda a vida, como a convivência em grupo,..

A- A+

Publicado: 16/09/2019 às 11h04min

Uma criança que pratica esporte adquire uma série de conhecimentos que serão essenciais para toda a vida, como a convivência em grupo, a noção de respeito às regras e o aprimoramento da coordenação motora, além, é claro, de todos os benefícios físicos.

Um dos maiores problemas de saúde da atualidade é a obesidade infantil, por isso é essencial que as crianças façam atividades físicas desde cedo. Mas nem todas tem o interesse natural por esporte e às vezes precisamos dar um empurrãozinho para estimulá-las. Hoje, vamos mostrar como:

Incentive e promova o acesso

Quando as crianças são menores, você deve facilitar o acesso aos esportes em sua própria casa: ter uma piscina inflável, bolas de futebol, bicicletas e outros itens podem ajudá-las a ter o primeiro contato positivo com a prática dos exercícios. Mesmo oferecendo essas oportunidades, não force as atividades e deixe que elas as façam naturalmente. Se você fizer o esporte parecer uma obrigação, pode aumentar o desinteresse.

Os atos dos pais influenciam muito os filhos, então se você quiser que seu filho pratique algum esporte, dê o exemplo. No começo é sempre bom fazer as atividades com eles. Isso vai fazer vocês passarem mais tempo juntos e irá introduzir as noções de sociabilidade presente nos esportes. Caso não tenha tempo para praticar junto com a criança, tente ao menos assistir competições enquanto ela está por perto e demonstre seu interesse.

De liberdade e escute seus filhos

Converse bastante com seus filhos e apresente todas as possibilidades possíveis de esporte, mantendo sempre a mente aberta. Não tente limitá-los aos padrões de futebol para meninos e dança para meninas. Aposte sempre no que eles se interessarem e se divertirem mais, pois a diversão é primordial para manter o interesse constante.

Muitas vezes os filhos acabam praticando o esporte que os pais desejam, não gostam e ficam desestimulados. Por isso, sempre converse com eles, esteja aberto a ouvi-los e tente perceber qual modalidade esportiva se encaixa mais com a personalidade da criança.

Utilize todos os recursos possíveis para gerar o interesse

Caso eles não se interessem por nenhum esporte oficial, tente apresentar algumas brincadeiras infantis, como a queimada, o pega-pega, esconde-esconde e o alerta. A diversão dessas brincadeiras envolve a parte física, têm regras e competitividade, podendo ser o primeiro passo para a criança passar a gostar de vez dos esportes.

Não trate a tecnologia como inimiga e contrária às atividades físicas, pois muitas vezes ela pode ser uma grande aliada para estimular as crianças. Um joguinho de celular com temática esportiva, por exemplo, pode ser o estímulo que faltava para o seu filho ir atrás de alguma modalidade de verdade.

 



Deixe o seu comentário