BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Política &

coluna

Perfil

Publicado: 18/04/2019 às 12h20
Atualizado: 18/04/2019 às 12h21

Como juntar ICMBio e Ibama?

"Tem empresas que vão ser privatizadas que vocês nem suspeitam. E o presidente já concordou." – Ministro Paulo Guedes

1-Coooooooorta!

Vem aí mais um campeão de audiência no Congresso A MP que reduz a quantidade de ministérios e reorganiza a farra de siglas vai provocar um pandemônio nas cabeças dos nossos ínclitos parlamentares. Como juntar ICMBio e Ibama? Sendo superpostos ou justapostos o capitão imaginou reduzir os postos e aí o rabo torce a porca. Por que reduzir depois de anos multiplicando e aparelhando? Onde os cargos, diárias, carros e as “boquitas”. E se fosse apenas dois órgãos vá lá. Como promover a governabilidade se o governo nada tem a oferecer? Onde colocar tantos militantes voluntários? Vixi…
2-O novo centrão na área

A soma do que há de mais fisiológico na política ganhou pintura e janelas novas, mas os cupins da casa são os mesmos. Fora o velho PP estão juntos o PR, o DEM, o PRB e Solidariedade. É um bloco com 142 ínclitos deputados além do presidente da Casa, o que convenhamos tem musculatura que pode ditar os rumos do país e ainda mais se o Rodrigo Maia colocar a presidencia da república como sonho de consumo. Falei de corte no item anterior e adianto algo sobre a reforma da previdência que corre riscos…
3-Previdência no SPA

Além do centrão com 142, a esquerda com 140 no total e já inclusos o PSB e PDT têm bala suficiente para salgar o vatapá e os planos de uma reforma previdenciária dos sonhos do Paulo Guedes e do mercado. O que fazer? A idéia dos 282 e até mais uns é fazer uma troca: emagrecer a proposta para engordar ganhos de poder e cargos. O normal seria iniciar a desidratação quando tramitasse a proposta mas como o capitão não tem cintura, a pressão é já e o medo é que se for entregue o que não é relevante a margem de manobra à frente comprometa em definitivo e novamente a tal reforma.
4-Algo de novo no front

As razões ainda são desconhecidas, mas o índice de homicídios no Brasil vem caindo desde o governo Michel Temer. Janeiro e fevereiro de 2019 atestam a tendência com uma redução de assassinatos em 25%. No Nordeste, a região mais violenta do Brasil, houve redução em todos os estados e no geral a tendência é confirmada em razão da queda em dois períodos seqüenciais, dizem os dados da pesquisa do G1. E apesar de não haver comprovação, é fruto da polícia inteligente e do combate constante. Sem vida fácil, o bandido vê o outro numa de horror, treme e sente medo. Ora se sente…
5-Laicidade ou preguiça?

Hoje é um dia comum para a maioria menos para nós católicos. No nordeste esta é a quinta-feira maior. É o dia que antecede a sexta feira santa, data em que se rememora a paixão de Cristo. Os católicos guardam a data, mas mantêm suas atividades diárias. O estado é laico e como tal não tem religião, apesar dos símbolos religiosos colocados nas repartições. Depois de tudo isto posto, questiono: por que as repartições públicas não funcionam hoje? Tradição ou acomodação? Preguiça é pecado e inveja também…
[email protected]