Porto Velho/RO, 30 Março 2024 04:47:26
SAÚDE

Como lavar as mãos da forma correta e evitar o novo coronavírus

Quando se fala em proteção contra o novo coronavírus, as máscaras são muito menos efetivas do que se imagina – na verdade, elas..

A- A+

Publicado: 17/03/2020 às 10h58min

A melhor forma de prevenir a transmissão do novo coronavírus é lavar as mãos com água e sabão Crédito: Scottie Andrew/CNN (28.02.2020)

Quando se fala em proteção contra o novo coronavírus, as máscaras são muito menos efetivas do que se imagina – na verdade, elas são recomendadas para quem já está infectado pela doença. E ainda não existe uma vacina contra esse vírus.

Portanto, a melhor maneira de impedir a transmissão do Covid-19, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) também se refere à doença, ainda é lavar as mãos – minuciosamente – com água e sabão, de acordo com recomendações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

E sim, existe uma forma correta para lavar as mãos. É quase como uma arte – um processo cronometrado e de várias etapas (que pode incluir um pouco de cantoria).

Este é o tutorial oficial do CDC sobre como lavar suas mãos. Tudo o que você precisa é de uma pia e sabão.

– Passo 1

Molhe suas mãos com água limpa e corrente. Desligue a torneira e ensaboe bem toda a superfície e também a dobras dos dedos.

O uso de sabão torna o processo muito mais efetivo para remover germes do que lavar apenas com água.

– Passo 2

Friccione uma mão contra a outra para produzir mais espuma. Passe bem essa espuma também nas costas das mãos e na extremidade dos dedos – se tiver unhas compridas, ensaboe elas também.

Esse atrito da espuma com nosso corpo ajuda na remoção dos germes resistentes da nossa pele. Certifique-se de limpar todos os cantos – normalmente é lá que os germes se encontram.

– Passo 3

Esfregue as mãos por pelo menos 20 segundos. Para quem se enrola em contar enquanto faz outras atividades, uma sugestão é cantar “Parabéns pra você” umas duas vezes.

Não há número mágico, mas lavar as mãos por pelo menos 20 segundos se provou eficaz na remoção de micróbios em comparação com períodos mais curtos.

– Passo 4

Enxágue bem as mãos em água corrente limpa. No passo anterior, você desgrudou os germes de suas mãos. Agora é a hora de deixar a água mandá-los embora.

– Passo 5

Seque bem as mãos com uma toalha limpa ou ao ar (pode misturar as duas dicam também). Mãos molhadas transferem vírus com facilidade. Secá-las diminui esse risco.

Sabão e água são suas melhores defesas contra vírus, mas gel ou outros produtos para higienizar as mãos também são substitutos aceitáveis se for tudo que você tem acesso.

Basta bombear uma pequena quantidade do produto em uma das mãos e esfregá-las por cerca de 20 segundos. Os higienizadores para as mãos não se removem toda a sujeira, produtos químicos ou alguns tipos de germes, mas são melhores que nada.

 

 

Fonte: CNN Brasil



Deixe o seu comentário