Porto Velho/RO, 25 Março 2024 01:57:11
Diário da Amazônia

Conab faz alerta sobre o cadastro obrigatório

O cadastro e sua atualização periódica deverão ser feitos pelo próprio interessado.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 09/07/2017 às 06h35min

Produtores rurais de todo o Brasil devem estar atentos porque para acessar as políticas públicas operacionalizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é necessário estar registrado no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e Demais Agentes (Sican). A iniciativa visa trazer mais agilidade e transparência à execução das operações e aumentar a segurança na aplicação dos recursos públicos.

A meta é a integração do Sistema de Cadastro Nacional com todos os sistemas da Conab. “Os benefícios serão obtidos tanto pelo produtor, que terá um retorno mais rápido da operação, quanto pela companhia, que alcançará maior êxito na execução da política agrícola do país”, avalia a gerente de Execução Operacional da Conab, Juliana Martins Torres.

Criado em 2013, o sistema passou a ser obrigatório inicialmente para as operações de extrativistas em 2015. Atualmente o registro no Sican é exigido para participar de leilões agropecuários da Conab (de subvenção, remoção e contrato de opção, por exemplo), da Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) e das Aquisições do Governo Federal (AGF). Já os beneficiários do Programa de Vendas em Balcão têm até junho de 2018 para se cadastrar no sistema.

O cadastramento é bastante simples. Basta entrar na página do Sican na internet e informar dados básicos, como endereço, telefone, e-mail, entre outros. Também é preciso preencher informações específicas da atividade, como tamanho da propriedade e/ou tamanho do plantel. O cadastro e sua atualização periódica deverão ser feitos pelo próprio interessado.



Deixe o seu comentário