Porto Velho/RO, 19 Março 2024 15:05:12
Diário da Amazônia

ConCafé é o maior concurso de qualidade de café robusta do Brasil

O maior concurso de café robusta do Brasil o ConCafé, realizado pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da..

Por Larina Rosa Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 30/07/2019 às 14h19min

 Foto: Frank Néry

O maior concurso de café robusta do Brasil o ConCafé, realizado pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Emater-RO, chegou na sua 4ª edição e está com inscrições abertas até (9) de agosto. O Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia tem duas categorias, qualidade de bebida e sustentabilidade da propriedade.

De acordo com o Secretário Estadual de agricultura Seagri, Evandro César Padovani, o concurso vai revitalizar a produção do café em Rondônia e incentivar a comercialização do café especial em mercados nacional e internacional.

Segundo o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, o concurso já chegou a 275 inscritos. “Intensificamos as ações de produção para que os produtores demonstrem através do concurso para o país e para o mundo a qualidade do café produzido aqui,” pontou.

Para participar da categoria qualidade de bebida o produtor deve encaminhar uma amostra de três litros de café pilado robusta produzido na safra de 2019, a qual deverá ser embalado em saco plástico transparente, identificado com o nome completo do produtor, RG, CPF, telefone para contato e município. O participante deverá ter disponível em sua propriedade um lote de cinco sacas. O lote deve ser processado sem a adição de qualquer produto que altere ou modifique as características própria do café. Todos os lotes estarão sujeitos à análise química e se encontrada alguma alteração o mesmo será desclassificado.

Já para participar da categoria sustentabilidade o participante deve responder a um questionário contido na ficha de inscrição. A inscrição do concurso é gratuita e esta sendo realizada nos escritórios da Emater em todos os municípios do Estado.

A classificação das amostras, será de responsabilidade da Agência de Defesa Sanitária, Agrossilvipastoril do Estado de Rondônia – Idaron e da Superintência Estadual de Agricultura e Pecuária – SFA/MAPA/RO, e serão realizadas nas instalações da Embrapa em Porto Velho – RO.

Este ano a premiação soma 40.000,00 (Quarenta mil em prêmios), mais a garantia de comercialização e qualidade dos lotes. Serão premiados os inscritos que apresentarem para a categoria qualidade de bebida as três melhores notas e para a categoria sustentabilidade o candidato que apresentar maior pontuação no questionário.

O primeiro lugar da categoria qualidade das bebidas o participante receberá um trófeu mais 15.000,00 (Quinze mil reais) em prêmios e o direito e utilizar o selo de 1° lugar do Concurso ConCafé 2019. O segundo lugar receberá o trófeu e o valor de 10.000,00 (Dez mil reais) em prêmios e o direito de utilizar o selo de 2° lugar do Concurso. Já o terceiro lugar receberá um troféu e o valor de 5.000,00 (Cinco mil reais) em prêmios e o direito de utilizar o selo de 3° lugar do concurso. Na categoria sustentabilidade o participante receberá o troféu e mais 10.000,00 (Dez mil reais), além do selo de sustentabilidade do ConCafé 2019. A cerimônia de premiação acontece dia (3) de outubro às 08h no Cacoal Selva Park, em Cacoal.

Rondônia é o terceiro maior produtor do café robusta (Coffea canephora) no País e a segunda maior fonte de renda do homem do campo. O concurso é uma forma de valorizar os produtores e estimular a produção e comercialização do café robusta no Estado e em todo país.



Deixe o seu comentário