Porto Velho/RO, 26 Março 2024 06:04:11
Diário da Amazônia

Conetur participa de reunião sobre Turismo de Fronteira

Com o objetivo de promover o turismo como fator de integração e desenvolvimento da região fronteiriça do país, o conselho Empresarial..

Por Conetur
A- A+

Publicado: 25/10/2018 às 15h57min

Com o objetivo de promover o turismo como fator de integração e desenvolvimento da região fronteiriça do país, o conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade do Estado de Rondônia (Conetur) participou do grupo de trabalho criado pela Confederação Nacional do Comércio-CNC em 2018.

O grupo reúne representantes das federações do comércio de 11 estados brasileiros que fazem fronteira com outros países. No início desta semana, no auditório da CNC, no Rio de Janeiro, dois importantes temas sobre o Turismo de Fronteira, foram debatidos no grupo de trabalho.

Na segunda-feira 22.10, o consultor, advogado e Cientista Político da CNC, Dr. Elielson Almeida abordou aspectos da Lei 13.097/2015, que criou o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional – PDAR, no que diz respeito à criação de subsídios dos governos estaduais para o setor, incluindo a redução da alíquota de combustíveis.

Também foi discutido a Instrução Normativa 1799, publicada em março de 2018 pela Receita Federal que regulamenta e detalha a instalação e funcionamento das lojas francas de fronteiras terrestres. Lojas Francas podem vender mercadoria nacional ou estrangeira à pessoa em viagem terrestre internacional, com pagamento em moeda nacional ou estrangeira.

Na terça-feira 23.10 e último dia de debates, foi a vez do presidente da Abear – Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz, palestrar sobre temas referentes ao aumento da disponibilidade de vôos, redução do ICMS de aviação, dentre outros assuntos. Na ocasião, também foi entregue ao presidente da Abear, o Plano de Desenvolvimento Aéreo do Estado de Rondônia.

 “Pedimos a intervenção da Abear no sentido de que colabore conosco na elaboração de propostas que levem à melhoria da malha aérea estadual. Queremos juntos com a Abear apresentar as propostas para o novo Governador de Rondônia, com objetivo de aumentar o número de voos na capital e nos aeroportos do interior. Sem a parceria com as empresas aéreas será difícil falar em desenvolvimento do turismo regional”. disse Cileide de Macedo ao presidente da Abear.



Deixe o seu comentário