Porto Velho/RO, 20 Março 2024 03:16:40

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 24/12/2019 às 08h21min

A- A+

Conferência do Clima libera R$ 1,5 bilhão para floresta amazônica

Aguardando compromissos  Polarização, briga ideológica e caneladas fizeram o Brasil perder investimentos, assustaram turistas e..

Aguardando compromissos 

Polarização, briga ideológica e caneladas fizeram o Brasil perder investimentos, assustaram turistas e irritaram clientes no país e no mundo. Como os governadores da Amazônia Legal vêm comprovando, não é o negacionismo boquirroto, fake news, teorias da conspiração e a guerra antiglobalista – seja lá o que “globalismo” signifique – que abrirão o Brasil às contribuições em dólares ou euros para a proteção e desenvolvimento da Amazônia. A saída está em ações amigáveis.

A Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-25), que por justiça deveria ter sido realizada no Brasil mas acabou empurrada para Madri, realizou-se para reforçar o Acordo de Paris, de 2015. Focou o cumprimento de compromissos dos países para evitar catástrofes descontroladas advindas de um aquecimento global que ainda pode ser prevenido e refreado. 

Nas deliberações finais da COP-25, Noruega, Alemanha e Grã-Bretanha anunciaram a disposição de gastar ao redor de R$ 1,5 bilhão nos próximos cinco anos para ajudar a Colômbia a reduzir o desmatamento em sua floresta amazônica.

Espera-se que os governadores amazônicos consigam um compromisso similar ou até além disso, mas mesmo que consigam algo menos o esforço desenvolvido com ações amigáveis já os inscreve com mérito no topo da melhor história de seus estados. Suas ações terão boas consequências.

…………………………………………… 

Uma tendência

O ano vai acabando e uma carrada de possíveis candidatos à prefeitura de Porto Velho vai ficando pelo caminho ou tentará virar vice de alguma candidatura de ponteira na eleição de 2020. São os casos de Kazan Roriz, Vanderlei Oriani, ex-deputado estadual Herminio Coelho, Edgar do Boi, Pastor Valadares, Lindomar Garçon, entre tantos outros nomes ventilados. E ainda existe a possibilidade da desistência de um nome de ponta, Leo Moraes.  

Nomes firmes

Os nomes aparentemente firmes para a peleja da capital e já catando vices e se preparando para as convenções municipais dos seus partidos são: 1-Hildon Chaves (PSDB) 2 – Mauro Nazif (PSB) 3- Vinicius Miguel (Ex-Novo), 4 – Pereirinha (Solidariedade) 5 – Vereadora Cristiane (PP) 6 – Pimenta de Rondônia (PSOL) 7 – Eyder Brasil (PSL). Alguns partidos só vão começar a definir seus nomes a partir de março, casos do PT, PDT, PTB, MDB e PRB. 

Fora das paradas

Consultados sobre eventual participação nas eleições de 2020 na capital, a maioria dos ex-prefeitos, casos de Sebastião Valadares, Tomas Correia, José Guedes, Carlinhos Camurça e Roberto Sobrinho não sinalizou qualquer vontade a respeito. Muitos já penduraram as chuteiras para a política, outros podem voltar em 2022 disputando cadeiras a Câmara dos Deputados.

A reconstrução

Sujo como pau de galinheiro com tantos envolvidos em falcatruas no País, em Rondônia o MDB já passa por um processo de reconstrução. O senador Confucio Moura, um dos unicos macacos velhos do partido que sobreviveu a hecatombe da sigla no pleito de 2018, que marcou o naufrágio do casal Raupp, já trabalha no reavivamento das forças emedebistas. Muita gente desconfiada que pretende voltar ao CPA, mas ele não confirma a especulação.

Fenix rondoniense

Limpo, ou sujo, o MDB já elegeu vários governadores, como Jerônimo Bengala, Raupp e Confucio duas vezes. Mesmo sofrendo grandes derrotas, o partido sobreviveu com alianças municipais e estaduais até voltar ao pódio. Em 2018, com Maurão de Carvalho não alcançou sequer o segundo turno no pleito estadual, mas já esta de cabeça erguida buscando novos alinhamentos para as eleições municipais do ano que vem.

Via Direta

*** O Grupo Gonçalves, por problemas ténicos acabou adiando a inauguração do seu Shopping na Zona Leste de Porto Velho *** Naquele centro de compras, na Avenida Amazonas, já funciona um baita supermercado da marca *** Seguem céleres as obras das torres do condomínio Vita Bela, na Avenida Mamoré, com preços módicos e com os apartamentos da primeira torre quase todos vendidos *** À maioria dos vereadores de Porto Velho disputa a reeleição, mas muitos com receio de levar pau *** O pessoal que caminha no Espaço Alternativo reclamando do perigo existente causado por tantos cães sem focinheira. O risco de incidentes é grande *** E a coluna deseja um Feliz Natal aos caros leitores do jornal impresso, aos internautas da rede de jornais eletronicos que nos prestigiam e a populaçao em geral *** Estaremos na torcida em 2020 por dias melhores.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas