Porto Velho/RO, 22 Março 2024 15:40:31
Diário da Amazônia

Confira 7 dicas para controlar a ansiedade na hora do Enem

Ansiedade pode levar o estudante a errar por descuido ou falta de atenção.

A- A+

Publicado: 01/11/2019 às 08h13min | Atualizado 01/11/2019 às 08h26min

Preparad@ para o Enem? Você precisa aproveitar o tempo que falta para descansar e aliviar a ansiedade sobre o resultado. De acordo com Ivo Carraro, professor do curso Positivo, a ansiedade pode prejudicar o desempenho do estudante na prova. “A ameaça de não ser aprovado atinge o psicológico e gera consequências como os famosos ‘brancos’ durante as provas”, explica. O exame acontece nos dias 3 e 10 de novembro 2019.

Foto: divulgação

Além disso, a ansiedade pode traz sintomas físicos. Dores de cabeça e musculares, falta de concentração, náuseas, falta de ar, tremores e confusão mental.Esses sintomas podem levar o estudante ao erro por descuido ou desatenção.Para te ajudar a se preparar nesta reta final, Ivo Carraro dá algumas dicas.

1 – Dormir bem: o sono é um grande aliado do estudante, estar descansado é fundamental para um bom desempenho e melhor acesso à memória.

2 – Não ter medo: compreender que o vestibular não é um ‘bicho de sete cabeças’, como um predador. Se o estudante se preparou, a prova é apenas mais uma tarefa para atingir o objetivo.

3 – Conhecer o local da prova antes da data de realização evita surpresas como perder o horário, por exemplo.

4 – Ter estratégia: iniciar a prova pelas questões mais fáceis gera autoconfiança e o tempo restante fica para o “chute” nas mais difíceis.

5 – Focar em si mesmo: não perder a concentração após outros candidatos entregarem a prova. Cada um tem o seu tempo.

6- Contar com a família: um abraço antes da prova vale mais do que mil palavras de apoio.

7 – Manter-se confortável: durante a prova, tirar alguns segundos para alongamentos restabelece o nível de cortisol, hormônio que ajuda a combater o estresse, além de recompor a resistência física. Em alguns momentos, respirar profundamente pelo nariz e soltar o ar vagarosamente pela boca ajuda a oxigenar o cérebro e reduzir a ansiedade.

Fonte:(iBahia)

 



Deixe o seu comentário