Porto Velho/RO, 19 Março 2024 08:39:14
VARIEDADES

Confira os enredos das escolas de samba de Manaus em 2019

Muitos foliões de Porto Velho na ausencia dos desfiles das escolas de samba em Porto Velho, estão se organizando para passar o carnaval..

Por Silvio Santos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 25/01/2019 às 09h45min

Muitos foliões de Porto Velho na ausencia dos desfiles das escolas de samba em Porto Velho, estão se organizando para passar o carnaval em Manaus onde as escolas de samba do grupo especial vão desfilar no dia 2 de março.
Oito escolas de samba se aapresentam pelo grupo Especial das Escolas de Samba na capital do amazonas.
Veja a seguir o que as escolas de samba do Grupo Especial de Manaus irão apresentar em seus desfiles de 2019.

Vitória Regia

Comemorando 43 anos de histórias no Carnaval de Manaus, a Escola de Samba Vitória Régia traz a história de Umberto Calderaro. Com o enredo “Tinta nas veias, a verdade nas mãos: na crítica de Calderaro ‘70 anos’ a voz de uma nação”, o grêmio recreativo promete levar para o sambódromo a saga de um dos maiores nomes no cenário jornalístico do Amazonas.
Para fazer a apresentação do enredo, recorremos a lenda da Vitória Régia, que conta a origem de uma das maiores plantas aquáticas do mundo. No folclore brasileiro, ela é personificada em Naiá. Uma bela índia que, assim como outras nativas, desejava se transformar em uma estrela, mas acabou virando flor nas águas do Amazonas. Através da história da Vitória Régia, contaremos a saga de um bravo guerreiro, o jornalista Umberto Calderado Filho e a materialização de seu sonho, o jornal ‘A Crítica’. Em outras palavras, Naiá, a Vitória Régia, exalta Calderaro e os 70 anos do porta voz da Amazônia.

Andanças de Cigano
Alguma vez você já se questionou sobre como é ser um milionário? No Carnaval de 2019 a Escola de Samba Andanças de Cigano traz esse questionamento no tema: “De trabalhador a empresário, o sonho de ser um milionário”.
A Escola de Samba Andanças de Ciganos também ressalta no tema do Carnaval 2019 que existe sim a chave do sucesso. Explicamos no enredo os pontos positivos para se tornar ‘um vencedor’. Queremos levar Manaus a acreditar nos seus sonhos e a nunca desistir de lutar pelo que se deseja.

Reino Unido da Liberdade

Atual tricampeã do Carnaval na capital do Amazonas, a Reino Unido da Liberdade vai levar à passarela do samba o tema “Tambores, Crença e Costumes Afro-Brasileiros – A Benção Mãe Zulmira”. A escola vai celebrar os 30 anos do seu primeiro título.
Em 1989, num dos maiores desfiles já realizados na antiga “Avenida do Samba” da Djalma Batista, a Reino venceu com “Mãe Zulmira, o Amanhecer de Uma Raça”. O enredo conta a história da famosa mãe de santo do bairro Morro da Liberdade.

A Grande Família

A Escola de Samba A Grande Família canta a alegria ao convidar os foliões para embarcarem no “Universo da felicidade – uma viagem que não tem fronteiras, início, meio e fim; mas, que toca o nosso coração, liberta a nossa alma e concretiza nosso desejo”. É assim que a direção do grêmio define o tema levado para a disputa desse ano e que homenageia Murilo Rayol no enredo.
Para falar de amor próprio, o grêmio escolheu contar a história de alguém que sabe bem o que fazer para ser feliz – a figura amazonense, Murilo Rayol – poeta, cantor, compositor e empresário.

Primos da Ilha

Levantando a bandeira da luta contra o preconceito, a Escola de Samba Primos da Ilha traz o tema “Não queremos aceitação, queremos respeito. Quer falar de cura? Cure o seu preconceito”.
Em um ano onde o novo governo federal é protagonista de diversos episódios envolvendo declarações polêmicas à classe LGBT, o grêmio recreativo decidiu usar a liberdade poética do Carnaval para dizer não à homofobia.

Mocidade Independente de Aparecida

Colecionando 22 troféus de campeã do Carnaval amazonense, a Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida escolheu trazer o estado do Pará para a passarela do samba em 2019, com o tema “Égua maninho! Espia só! Tem açaí, tem tucupi, tem maniçoba, tem carimbo, sairé e siriá. Tem boto, tem Iara, tem Marajó… Encantaria de Arrepiar. Tem Ver-o-peso, rio e mar. Tem a Nazinha a abençoar… Aparecida vem mostrar que aqui também tem Pará”.

Unidos da Alvorada

A Escola de Samba Unidos da Alvorada chega ao Carnaval 2019 com todas as “cartas na manga” para levar o título de campeã. O grêmio recreativo elegeu o tema “All-in – Copag pra ver. Na passarela do Samba a Alvorada dá as cartas”,
A escola decidiu homenagear a empresa de jogos de cartas, Copag, e falar sobre a atuação do ramo na cidade. Quem explicou foi o carnavalesco do grêmio, Edmundo Martins.

 



Deixe o seu comentário