Porto Velho/RO, 21 Março 2024 23:43:38
Diário da Amazônia

Confúcio cobra rapidez para regularização fundiária no Estado

O senador Confúcio Moura (MDB) cobrou do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), General João..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 25/04/2019 às 10h27min

O senador Confúcio Moura (MDB) cobrou do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), General João Carlos de Jesus, providências nas análises dos processos que tratam da regularização fundiária no Estado de Rondônia. O deputado estadual Ezequiel Neiva (PTB) também participou da audiência na terça-feira (23), em Brasília.

As reivindicações apresentadas pelo senador compreendem todos os municípios do Estado, principalmente a região do Vale do Jamari, que vive um momento tenso, e o Cone Sul, em especial, o município de Chupinguaia, que possui muitas áreas irregulares. Segundo Confúcio, só no distrito de Novo Plano vivem cerca de mil famílias aguardando a regularização das propriedades.

Para o senador, a centralização do Incra e a burocracia chega a sacrificar vidas e atrapalhar a economia no Estado. “O Incra foi bom no passado, mas é ruim agora, o modelo é perverso, centralizador, difícil, uma pessoa que fica numa terra 30 anos sem documentos, isso é uma falta de respeito, isso é uma falta de dignidade para o ser humano. O Ezequiel vai trabalhar no Estado e nós vamos trabalhar aqui em Brasília pegando pesado nessa questão. Nós temos que regularizar essas terras em Rondônia, para o Estado dobrar a sua riqueza em cinco, dez anos”.

O deputado Ezequiel Neiva também destacou o distrito de Vila Neide, localizado na margem do rio Guaporé, no município de Cabixi, criado há dez anos. De acordo com o parlamentar, o pessoal de lá está sendo quase expulso. “Teve gente que construiu casas, hotéis, fizeram investimentos. Virou um local turístico, e agora o Ibama tá lá, de certa forma, querendo quase que expulsar toda a população desse distrito”, afirma.

Ezequiel Neiva assevera que a audiência com o senador fortalece a intervenção junto ao presidente do Incra para encontrar uma solução no caso da Vila Neide. “Temos hoje aqui a companhia do nosso senador da República, Confúcio Moura, que conhece toda essa problemática do Estado de Rondônia, e com certeza teremos um forte aliado com objetivo de resolvermos esse impasse”, concluiu o deputado. (AI)



Deixe o seu comentário