Porto Velho/RO, 25 Março 2024 06:22:01
Diário da Amazônia

Congresso foca na inclusão de alunos com necessidades especiais

Congresso de Educação Física foca na inclusão de alunos com necessidades especiais em Rondônia

A- A+

Publicado: 13/09/2019 às 15h36min

Com o objetivo de promover a formação continuada dos professores da rede estadual e a inclusão de estudantes com necessidades especiais, o Governo de Rondônia realiza o 5° Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar. O Evento, que teve sua abertura na terça-feira (10), na Capital, acontece em dois polos: Polo I em Porto Velho, de 10 a 12 de setembro, e Polo II em Cacoal, de 24 a 26 de setembro.

O Polo I atende os professores de educação física das coordenadorias regionais dos municípios de Ariquemes, Buritis, Extrema, Guajará-Mirim, Jaru, Machadinho do Oeste e Porto Velho. O Polo II atenderá os professores dos municípios de Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Vilhena, Cerejeiras, Rolim de Moura, Alta Floresta, Ouro Presto, São Francisco, Costa, Ji-Paraná e Cacoal.

Durante o congresso acontecem palestras, minicursos, mesa redonda, fórum e mostras científicas, além de ações didáticas e pedagógicas.

Para a professora Edenir Ribeiro, ledora e cuidadora de alunos com necessidades especiais, o tema deste congresso é de grande importância para a educação física nas escolas do Estado, pois o esporte é um grande aliado na inclusão de alunos com necessidades especiais. “Os professores de educação física precisam estar atualizados para incluir, cada vez mais, os estudantes que necessitam de uma atenção maior no cotidiano das aulas de educação física. Muitas vezes, olhando de fora, as pessoas acham que um aluno com necessidade especial não é capaz de realizar as atividades. Mas com jeito, carinho, atenção e respeitando as limitações dos alunos, conseguiremos incluir esses alunos na prática esportiva em nossas escolas”.

Para as irmãs gêmeas Vitória e Rebeca Macedo Ferreira, 16 anos, estudantes do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Castelo Branco, em Porto Velho, a educação física é muito importante, pois ajuda muito no desenvolvimento físico.

Quando elas estão na escola, ficam ansiosas para começar os exercícios físicos. “Gostamos muitos das atividades de corrida, pois nos dá uma resistência e ajuda muito no nosso crescimento e desenvolvimento muscular. Sem contar que conseguimos interagir muito com os demais colegas”, pontuou as estudantes.

Durante a abertura do Congresso, em Porto Velho, a secretaria adjunta de Estado da Educação (Seduc), Conceição Alves, ressaltou a importância do trabalho dos professores de educação física em cada escola. “O governador Marcos Rocha reconhece a importância de cada professor do Estado. E com vocês, da educação física, não é diferente, pois vocês são responsáveis por instruir e guiar os alunos em um caminho mais saudável, através do esporte, e, até mesmo, torna-los grandes atletas competidores”.

Em Porto Velho, as atividades do 5° Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar encerraram na quinta-feira (12) e segue para a cidade de Cacoal, durante os dias 24 a 26 de setembro.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia



Deixe o seu comentário