Porto Velho/RO, 23 Março 2024 07:54:12

Editorial

coluna

Publicado: 13/02/2020 às 11h29min | Atualizado 13/02/2020 às 12h21min

A- A+

Conselho da amazônia com exclusão de governadores

A decisão do presidente Jair Bolsonaro de fazer mudanças no Conselho da Amazônia é uma estratégia de controle governamental para a..

A decisão do presidente Jair Bolsonaro de fazer mudanças no Conselho da Amazônia é uma estratégia de controle governamental para a Amazônia brasileira, diante dos apertos que o governo passou durante as queimadas e incêndios florestais. Foi uma péssima e vasta repercussão mundial, com os olhares externos para dentro da maior riqueza florestal do planeta.

O Conselho (que engloba 14 ministérios do governo) foi transferido para a gestão da Vice-Presidência da República e deixou de fora os governadores dos Estados que compõem a Amazônia Legal. A medida parece uma resposta do governo à mobilização dos governadores que, se uniram, foram atrás dos recursos perdidos do Fundo Amazônia, e apertaram o governo federal para garantir a vinda de dinheiro estrageiro que é fundamental para os Estados ‘sem dinheiro’. Parece que Bolsonaro viu a ação dos governadores que foram para a Europa em busca de dinheiro como uma independência, já que seguiram sem a bênção presidencial.

Nada de novo foi anunciado. Apenas que as ações serão as mesmas já realizadas isoladamente por cada um dos 14 ministérios que tem demandas na região. O que muda é que o governo terá mais controle e maior divulgação, centralizando tudo que é feito num mesmo pacote.

A situação da Amazônia vai além das questões ambientais. A misteriosa floresta enconde riquezas ainda desconhecidas da grande massa. São centenas de espécies florestais ainda desconhecidas, fauna diversa e muito minério no subsolo. Se o governo propor o uso racional, o controle, a pesquisa e evitar evasões já será um grande feito. O problema vai ser explicar aos governadores porque os gestores dos Estados foram ignorados na nova organização.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas