Porto Velho/RO, 28 Março 2024 08:55:55
Diário da Amazônia

Conselhos pedem respeito em estacionamentos privativos

Segundo secretária da Semas Sônia Reigota, nos últimos meses o número de reclamação aumentou de forma assustadora.

Por J. Nogueira
A- A+

Publicado: 02/12/2018 às 14h16min | Atualizado 02/12/2018 às 17h04min

Foto: Ilustrativa

Os conselhos do Idoso, das Pessoas com Deficiência e Assistência Social com apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e do Ministério Público (MP) de Ji-Paraná, realizaram na manhã de segunda-feira (26) um Pit Stop de Conscientização junto a classe motorizada no sentido de alertá-los sobre a necessidade de se respeitar as vagas nos estacionamentos públicos para as referidas categorias. Segundo a professora e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Semas), nos últimos meses o número de reclamação por este tipo de desrespeito e contravenção da lei, aumentou de forma assustadora.

Sônia Reigota explicou que todo condutor de veículo (automóvel e/ou motocicleta) precisa saber que os espaços reservados para as pessoas idosas e/ou com deficiência, não podem ser ocupados, de forma alguma. “Aqui na Semas nossos servidores recebem reclamações quase que diariamente”, declarou. Durante o Pi Stop foram entregues aos condutores panfletos explicativos sobre os direitos reivindicados pelos conselhos. A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Carla Rozana da Silva Vieira disse ser bastante positivo a mensagem de conscientização realizada. “Ninguém tá pedindo que os transgressores sejam multados, mas que apenas respeitem os direitos questionados.” declarou. Maria Cecília do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, também concorda e lembrou que todos, em breve, também farão parte deste grupo beneficiado por Lei. Já o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Leandro Patrick Vaz disse que sempre que necessário, os conselhos farão mobilização. “Cada um deve respeitar o seu espaço. A Lei é feita para que todos a respeitem.” finalizou.

AMT

Por telefone, o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT/Ji-Paraná), Alex Marcos declarou que na sede do órgão as reclamações pela a ocupação dos espaços exclusivas para Pessoas Idosas e com Deficiências, não são tantas. As infrações, dentro do perímetro urbano do município, são mais em relação ao uso do telefone celular, pratica de alta velocidade e invasão da preferencial com o sinal em vermelho.

Ele também lembrou que o condutor precisa tomar cuidado, pois em caso de flagrante do seu veículo em um espaço dedicado a Pessoa Idosa ou ao Deficiente, a multa é de R$ 195,23 de acordo com o Artigo 181 (Lei 9.503/97), que passou de Leve para Grave. Ele também disse que os novos modelos de placas para os referidos espaços, já estão sendo instaladas. Ele também alertou que os espaços somente podem ser usados pelos condutores que tenham o Cartão emitido pela a AMT que tem validade nacional. Para obter esse Cartão é preciso o interessado ir até a sede da AMT na avenida Brasil com T-18 (horário de expediente) e solicitar o benefício. Ele também alertou que a pessoa idosa que não dirige também pode solicitar o cartão.



Deixe o seu comentário