Porto Velho/RO, 26 Março 2024 11:22:38
ESPORTE

Contagem regressiva para a bola rolar pelo Rondoniense-2019

O jogo de abertura do Campeonato Rondoniense marca o reencontro entre dois campeões estaduais.

Por Alexandre Almeida Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/01/2019 às 15h05min

Real Ariquemes e Barcelona dividiram o estadual nos últimos dois anos (Foto: Alexandre Almeida/Diário da Amazônia)

Contagem regressiva para a disputa da edição 2019 do Campeonato Rondoniense que começa a ser disputada no dia 2 de fevereiro (sábado) com 2 jogos: Porto Velho x Guajará e Ji-Paraná x União Cacoalense. A rodada será encerrada no domingo (03), com mais dois jogos: Real Ariquemes x Rondoniense e Guaporé x Vilhenense.

O jogo de abertura do Campeonato Rondoniense marca o reencontro entre dois campeões estaduais. No dia 2 de janeiro, às 18 horas (horário de Rondônia), o Ji-Paraná recebe o União Cacoalense no estádio Biancão, em Ji-Paraná.

Ji-Paraná e União Cacoalense já disputaram duas finais de campeonato. Em 2001 as equipes estiveram frente a frente na decisão do Estadual. Naquela final ocorreram dois empates em 1 a 1, nas cobranças de penalidades o Galo da BR superou a Raposa por 4 a 2. Já em 2004, o União Cacoalense levou a melhor sobre o Jipa. No jogo de ida, as duas equipes ficaram no empate em 2 a 2, enquanto que no jogo de volta a Raposa da BR ficou com o título após vitória por 2 a 1.

O segundo jogo do sábado (02/02) será entre Porto Velho e Guajará, às 20 horas (horário de Rondônia). O time da Capital fará sua estreia na elite do futebol profissional diante do clube que conquistou seu único título em 2000.

No domingo (03/02), às 17 horas (horário de Rondônia), Real Ariquemes e Rondoniense travam duelo dos últimos campeões estaduais no estádio Gentil Valério, em Ariquemes. O Furacão do Jamari é o atual bicampeão estadual (2017 e 2018), enquanto que o Periquito da Capital faturou o título em 2016.

Já o estreante Guaporé faz a estreia na elite do futebol profissional também no domingo (03/02), às 17 horas (horário de Rondônia), diante do Vilhenense no estádio Cassolão, em Rolim de Moura.

Genus e Barcelona folgam na rodada inaugural e entram em campo apenas pela segunda rodada do Estadual.

Fórmula de Disputa

O Campeonato Rondoniense 2019 será disputado em três fases. Na primeira fase, as dez equipes foram divididas em dois grupos que jogarão dentro do grupo em jogos de ida e volta, classificando-se os dois primeiros colocados de cada chave que somarem o maior número de pontos. Já o pior colocado de cada chave ao longo da primeira fase estará automaticamente rebaixado para Série B do Campeonato Rondoniense.

Na fase semifinal, os jogos serão disputados em ida e volta, avançando a equipe que obter vantagem sobre a outra nos critérios de desempate. A terceira fase (final) será disputada entre os vencedores das semifinais. O campeão do Estadual garante vaga na Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro de 2020. O vice-campeão garante presença na Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro.

Campeonato Rondoniense 2019

Primeira Fase
Chaves
GRUPO – A
Genus, Guajará, Porto Velho, Real Ariquemes e Rondoniense

Grupo B
Barcelona, Guaporé, Ji-Paraná, União Cacoalense e Vilhenense



Deixe o seu comentário