Porto Velho/RO, 11 Abril 2024 08:03:23
Diário da Amazônia

Convênio com a Aviago gera impasse

Uma determinação do MP deixou a Câmara de Vilhena receosa em aprovar a matéria.

Por Rômulo Azevedo Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 30/06/2015 às 09h45min

Vereador Carmozino Alves (SDD) pediu vistas dos projetos de lei encaminhados à Câmara

Vereador Carmozino Alves (SDD) pediu vistas dos projetos de lei encaminhados à Câmara

O vereador Carmozino Alves (SDD) pediu vistas dos projetos de lei encaminhados pelo poder Executivo e que pedem autorização dos edis para firmar convênios com a Associação Vilhenense dos Agropecuaristas (Aviagro) entidade que realiza a Expovil, feira agropecuária do município, bem como da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A decisão do vereador foi tomada durante a sessão extraordinária da Câmara de Vereadores que aconteceu ontem, após o presidente do Legislativo, Junior Donadon (PMDB) apresentar ofício enviado à Casa pelo Ministério Público de Rondônia (MP) através da promotora de Justiça Yara Travalon Viscardi, que fez uma recomendação ao prefeito Zé Rover (PP) pedindo para que ele dê prioridade a investimentos relacionados às áreas da saúde e educação, levando em conta a atual situação financeira do município de Vilhena.

O ofício também cita o secretário Municipal de Educação, José Carlos Arrigo. Diante do documento, o vereador Carmozino Alves pediu para que a presidência da Câmara dencaminhe ofícios tanto à Aviagro quanto à CDL explicando o posicionamento do MP, e solicitando que ambas as entidades se reúnam com a promotora de Justiça para buscar um consenso com relação aos convênios. Os patrocínios, juntos, somam R$ 100 mil. “Só depois deste encontro é que podemos analisar essas matérias”, disse o vereador durante sessão. Diante do impasse, a presidência da Casa de Leis agendou uma nova sessão extraordinária para a quarta-feira, 1º de julho, às 18h, uma hora antes da abertura oficial da festa do peão de Vilhena.

DAS ANTIGAS

Não é de hoje que esse tipo de investimento gera celeuma na Câmara de Vereadores de Vilhena. O valor financiado pela prefeitura em prol da Expovil sempre foi tema de muito debate, principalmente pelas vereadoras Maria José da Farmácia (PDT) e Valdete Savaris (PPS). Maria José defende que o dinheiro deve ser investido na área da saúde, e Valdete acredita que a educação merece o valor empregado na feira agropecuária. O impasse normalmente permanecia entre os poderes Legislativo e Executivo, e neste ano o Ministério Público resolveu entrar no debate.

COLORADO DO OESTE JÁ FICOU SEM RECURSOS

O presidente da Associação dos Criadores de Colorado do Oeste (Asccol) entidade que realiza a Feira Agropecuária de Colorado do Oeste (Expocol), Ênio Milani, disse recentemente que a falta de investimento público nas feiras agropecuárias dos municípios estava gerando transtornos às entidades organizadoras deste tipo de evento. O presidente da Asccol explicou que esses repasses ajudam na realização dos eventos, principalmente às pequenas associações. A Expocol ficou sem patrocínio público em 2015 por determinação judicial.

 



Deixe o seu comentário