Porto Velho/RO, 13 Outubro 2021 13:37:00
Diário da Amazônia

Coocamarji agora também coleta resíduos em Espigão do Oeste

A Coleta Seletiva acontecerá sempre no período da tarde

Por J. Nogueira
A-A+

Publicado: 13/10/2021 às 13h36min

Com a redução satisfatória dos casos de Covid-19, foi possível realizar cotação de preços para selar um contrato de compromisso

A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji), iniciou na sexta-feira (9) o trabalho de Coleta Seletiva no município de Espigão D’Oeste. A ação é o resultado de uma parceria da prefeitura com a entidade de Ji-Paraná, via assinatura de convênio pelo período de seis meses. A informação, em primeiramão, foi passada ao Diário da Amazônia pelo presidente da entidade, Celso Luiz, e confirmada pela secretária de Meio Ambiente, Natália Martins.

Meio Ambiente

De acordo com a secretária, atendendo pedido do prefeito, Wellinton Campos (Podemos), desde 2018 foi iniciado o processo de implantação da Coleta Seletiva (material reciclável) no âmbito do município. A primeira tentativa aconteceu com os catadores locais, não se concretizando por questões burocráticas. Na sequência, várias cooperativas foram visitadas, entre elas, a Coocamarji de Ji-Paraná, considerada uma das mais conceituadas no Estado.

Com a redução satisfatória dos casos de Covid-19, foi possível realizar cotação de preços para selar um contrato de compromisso, sendo concluído com a assinatura do documento entre a prefeitura e a Coocamarji. Pela parceria, a instituição fica com a responsabilidade de incluir os catadores (12 pessoas) locais no referido processo, ações de conscientização através de visita domiciliar, panfletagem, sonorização e entrega de sacolas. “Todo o trâmite da execução é da Coocamarji, cabendo a prefeitura a fiscalização”, afirmou a secretária Natália Martins.

Contrato

O presidente da Coocamarji, Celso Luiz informou que o valor do contrato assinado é superior a R$29 mil, mensalmente, com validade de seis meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo tempo. O município de Espigão recolhe anualmente, mais de 3.8 mil toneladas de lixo, sendo que mais de 12% são recicláveis. A Coleta Seletiva acontecerá sempre no período da tarde, em decorrência da coleta normal ser feita pela parte da manhã. “Estamos felizes com mais essa parceria, e daremos o máximo para que o trabalho consiga pleno êxito”, declarou Celso Luiz.



Deixe o seu comentário