Porto Velho/RO, 20 Março 2024 20:25:15
ESPORTE

Copa América e Eurocopa 2020 são adiadas por pandemia de coronavírus

A Conmebol e a Uefa confirmaram nesta terça-feira (17) que as próximas edições da Copa América e da Eurocopa, que seriam realizadas..

A- A+

Publicado: 17/03/2020 às 16h14min | Atualizado 17/03/2020 às 16h17min

Foto: reprodução

A Conmebol e a Uefa confirmaram nesta terça-feira (17) que as próximas edições da Copa América e da Eurocopa, que seriam realizadas entre junho e julho deste ano, foram adiadas por um ano em razão da pandemia do novo coronavírus.

“É uma medida extraordinária para uma situação inesperada e, portanto, responde a uma necessidade fundamental para evitar a evolução exponencial do vírus, já presente em todos os países das associações membros da confederação”, informou a Conmebol, em nota.

“Para a Conmebol não foi fácil tomar essa decisão, mas devemos sempre proteger a saúde de nossos atletas e de todos os agentes que fazem parte da grande família do futebol sul-americano. Não tenham dúvidas que o torneio de seleções mais antigo do mundo voltará com forças renovadas em 2021”, completou a entidade.

Segundo a Conmebol, a 47ª edição da Copa América será realizada de 11 de junho a 11 de julho de 2021, um ano depois das datas iniciais, na Argentina e na Colômbia.

Torneio europeu

A Uefa também anunciou nesta terça-feira (17) o adiamento da sua principal competição de seleções, a Eurocopa, por 12 meses.

O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, se pronunciou sobre o caso. “Estamos à frente de um esporte que um grande número de pessoas vive e respira, que foi abatido. É nesses momentos que a comunidade do futebol precisa mostrar responsabilidade, unidade, solidariedade e altruísmo”, afirmou.

“Era importante que, como órgão do futebol europeu, a Uefa liderasse o processo e fizesse o maior sacrifício. A mudança da Euro 2020 tem um custo enorme para a Uefa, mas faremos o nosso melhor para garantir que o financiamento vital para o futebol de base, o futebol feminino e o desenvolvimento do jogo em nossos 55 países não seja afetado. A finalidade do lucro tem sido nosso princípio norteador na tomada dessa decisão para o bem do futebol europeu como um todo”, concluiu.

Antes do anúncio oficial as federações de futebol da Noruega e da Suécia informaram sobre o adiamento. “[Eurocopa] adiada para entre 11/6 e 11/7/2021. Tratemos mais informações depois da reunião”, afirmou o presidente da Associação Sueca de Futebol, Karl-Erik Nilsson.

A Associação Norueguesa de Futebol usou sua conta oficial no Twitter para compartilhar a mesma informação.

Foto: reprodução

Esta será a primeira vez na história que a fase final da Eurocopa será adiada. A decisão em relação ao torneio de futebol segue a de muitos outros esportes, que já foram paralisados pelo surto de coronavírus.

A Eurocopa geralmente é realizada em uma ou duas nações anfitriãs, mas desta vez o torneio seria dividido em 12 países do continente no que os organizadores disseram ser um evento único e romântico.

Campeonatos nacionais

A Uefa estava sobre grande pressão para adiar o torneio e dar tempo para as ligas nacionais – que também tiveram jogos suspensos – serem concluídas quando as paralisações terminarem.

Todas as cinco principais ligas de futebol da Europa – Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha – estão suspensas, juntamente com as eliminatórias da Liga dos Campeões, da Liga Europa e da Copa do Mundo.

As ligas pediram que a Uefa priorize a conclusão de competições nacionais, refletindo a preocupação de que clubes de toda a Europa perderão receitas significativas associadas aos dias de jogos por não completarem a temporada – ao mesmo tempo em que precisam manter em dia os salários de seus jogadores.

Um possível cancelamento das temporadas também poderia ocasionar processos bilionários de indenizações por emissoras de TV que detêm os direitos de transmissão das ligas. (Com informações da Reuters)

Fonte: CNNBrasil



Deixe o seu comentário