Porto Velho/RO, 18 Março 2024 21:23:11
Diário da Amazônia

Coronavírus prejudica as festas de São João

O que muita gente temia acabou acontecendo. Quase todos os prefeitos e governadores nordestinos já admitem que em 2020, a população não..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 14/05/2020 às 09h54min | Atualizado 14/05/2020 às 09h57min

A festa mais popular do interior brasileiro está adiada devido ao problema de saúde púbica que atinge a todos os países do globo.

O que muita gente temia acabou acontecendo. Quase todos os prefeitos e governadores nordestinos já admitem que em 2020, a população não terá uma de suas festas mais queridas: o São João. A festa mais popular do interior brasileiro está adiada devido ao problema de saúde púbica que atinge a todos os países do globo.

Os mais otimistas tentam sonhar em um São João em outubro ou novembro, mas a festa pode não ocorrer até que uma vacina eficaz contra o Covid-19 esteja sendo aplicada em todas as pessoas. Foi o que disse Rui Costa, governador da Bahia, onde muitas cidades foram afetadas pela pandemia, tentando ser cauteloso.

Até que o problema diminua, todos os  planos estão adiados. Inclusive porque a festa junina é calcada em alimentos típicos do período, quem vai encontrar milho em novembro? Vai tomar quentão no verão? Vestir camisas de manga comprida no final do ano? Meio complicado, não é? Pode-se adaptar um ou outro elemento, mas nunca seria a mesma coisa.

A loteria comemora a festa oferecendo um sorteio especial, a conhecida Quina de São João.

Todos os anos, as famílias já planejavam os meses de junho e julho com antecedência. As férias escolares coincidem com as festas, as famílias aproveitavam para viajar e conhecer cidadezinhas do interior que possuíam um São João mais tradicional – ou mais agitado, no caso dos adolescentes e jovens adultos – tudo acontecia dentro de um cronograma.

A loteria comemora a festa oferecendo um sorteio especial, a conhecida Quina  de  São João. Em 2020, o sorteio continuará a acontecer no dia 27 de junho, com premiação de cerca de 140 milhões de reais. Os apostadores podem aproveitar e apostar online, sem precisar sair de casa. Pelo menos alguma coisa boa tinha que permanecer inalterada, não é?

Shows pela Internet

Campina Grande resolveu aproveitar e vai transmitir uma programação própria através das redes sociais

Atualmente, a alternativa encontrada pelos artistas, um dos setores mais prejudicados, tem sido a realização de lives. Campina Grande resolveu aproveitar e vai transmitir uma programação própria através das redes sociais, com atrações ainda não divulgadas.

E o evento também vai contar com vídeos sobre a história das quadrilhas que participam dos festejos e sobre a gastronomia junina – com direito a receitas compartilhadas. Tudo para não perder a tradição da festa e animar os cidadãos, mesmo em suas casas.

Cidades interioranas como Campina Grande e Caruaru (na Paraíba e em Pernambuco, respectivamente), além de Amargosa, Senhor do Bonfim e Cruz das Almas – todas na Bahia – viam seus orçamentos anuais engordarem com os lucros que obtinham das festas populares em homenagem aos santos juninos.

Pequenos comerciantes investiam suas economias em alimentos e bebidas para as celebrações

É importante não esquecer que estas comemorações arrecadavam milhões de reais em licenciamentos para os municípios, em impostos de serviços e vendas, dinheiro de hospedagem, vendas sazonais de elementos festivos relativos às comemorações, etc.

Pequenos comerciantes investiam suas economias em alimentos e bebidas para as celebrações. São  tão grandes os valores que se pode comparar – guardadas as devidas proporções, é claro – ao montante que o carnaval movimenta na economia brasileira.

Os economistas terão muito trabalho para aferir quanto se deixou de ganhar, qual o impacto que o cancelamento das festas terá na economia de cada cidade afetada diretamente e o valor que cada empresário vai perder com seus pequenos negócios. Os grandes, como quase sempre acontece, poderão suportar o impacto com menos dificuldade.  

Será que você também tinha planos de viajar para curtir as festas juninas? O único pensamento atualmente é o de como sobreviver a este problema, todo o resto se tornou supérfluo. Os planos estão apenas adiados e toda energia positiva é para que eles ocorram em 2021. Até lá, jogue bastante na loteria para turbinar os planos de viagem! 



Deixe o seu comentário