Porto Velho/RO, 23 Março 2024 03:34:36
SAÚDE

Coronavírus usaria células dos testículos para se espalhar

Pesquisa ainda sem revisão por pares tenta explicar porque homens desenvolvem quadros mais graves da Covid-19

A- A+

Publicado: 20/04/2020 às 15h34min

Um estudo inicial, publicado na plataforma científica medRxiv, parece ter encontrado uma maneira de explicar as estatísticas que mostram mais mortes de homens do que mulheres em consequência do coronavírus.

Ao entrar no organismo humano, o Sars-CoV-2 se une a células que expressam o gene ACE2, que codifica uma proteína usada pelo coronavírus para infectar as células pulmonares.

Estas células são encontradas nos pulmões, coração e intestinos (três órgãos afetados pela Covid-19), mas também estão, em grande parte, nos testículos. Nas mulheres, podem ser encontradas, em quantidade muito menor, no tecido do ovário. O estudo foi feito com 48 homens e 20 mulheres de Nova York, nos Estados Unidos, e em Mumbai, na Índia, com idades entre 3 e 75 anos.

As mulheres que participaram da pesquisa demoraram quatro dias para se livrar da infecção e os homens, seis dias.

O estudo é inicial e ainda não passou pela revisão da classe médica, que aponta erros e inconsistências a serem respondidos antes de uma eventual publicação. Até aqui, os cientistas ainda não conseguiram ter certeza de como o vírus se move pelo corpo, mas ainda não há evidências que suportem a teoria de que ele viajaria pela corrente sanguínea

Cientistas também afirmam que não há estudos conclusivos sobre a presença do vírus no sêmen de pacientes infectados ou que morreram por conta da Covid-19.

FONTE: Metrópoles



Deixe o seu comentário