Porto Velho/RO, 21 Março 2024 00:52:18
Diário da Amazônia

Corpo de bispo Emérito será sepultado nesta terça-feira

Dom Antônio faleceu aos 89 anos, e era natural da cidade de Ascurra, no Estado de Santa Catarina.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 29/10/2018 às 15h58min

Foto: J. Nogueira – Diário da Amazônia

Toda a igreja Católica rondoniense está de tudo pelo falecimento do bispo Emérito Dom Antônio Possamai, ocorrido no sábado (27), em Porto Velho. O sepultado acontecerá na tarde desta terça-feira (30), previsto para as 14h na igreja matriz provisória, São José da avenida Maringá do bairro Nova Brasília, segundo distrito de Ji-Paraná. O bispo dom Bruno Pedron disse ontem que apesar da tristeza, dom Antônio deixa um legado cheio de alegrias, trabalho social e conquistas para os católicos, em especial para este município.

O corpo de dom Antônio Possamai chegou a Ji-Paraná próximo das 22h30 de domingo (28), passando a ser velado na igreja Paróquia São João Bosco do primeiro distrito. Neste período, o corpo ficou exposto para visitação pública, homenagens e realização de celebrações, terços, missa e vigília, prosseguindo até as 14h de hoje. De acordo com o pároco da igreja Dom Bosco, José Celestino, dom Antônio faleceu aos 89 anos, e era natural da cidade de Ascurra, no Estado de Santa Catarina.

Ainda segundo o padre Celestino, dom Antônio chegou a Ji-Paraná no ano de 85 para ser bispo da Diocese, ficando até no ano de 2007 quando decidiu se aposentar. Daí, dom Antônio se mudou para Porto Velho onde continuou seu trabalho social e pastoral em toda a região da capital e municípios vizinhos. “Entrei para o seminário no ano de 89, e em 96 fui ordenado por ele em Alta Floresta, para em seguida, vir para Ji-Paraná. Todos nós estamos bastante emocionados”, declarou.

Sepultamento

O sepultado do bispo Emérito Dom Antônio será na igreja Catedral provisória, São José às 14h. Antes, ainda na paróquia Dom Bosco, será a celebrada uma missa de corpo presente com a participação das 24 paróquias que compõem a Diocese Dom Bosco e 1.256 comunidades católicas. Durante os 22 anos que foi bispo em Ji-Paraná, dom Antônio Possamai ordenou, pela Diocese, 22 padres. “Este é um momento dolorido, triste, mas de um sentimento que nos traz alegria por ele ter nos deixado um legado de cumprimento com as nossas responsabilidades”, concluiu o padre Celestino.

 Dom Bruno

Ontem, pela manhã, foi realizada uma celebração pelo atual bispo de Ji-Paraná, dom Bruno Pedron e o bispo Regional Noroeste, com sede em Guajará-Mirim, Benedito Araújo. Dom Benedito falou do amigo Possamai afirmando que o mesmo realizou um excelente trabalho pastoral, criando e unindo comunidades. Já dom Bruno Pedron, bastante emocionado, disse que estava perdendo um grande amigo e que ele deixa uma lista interminável de ações sociais realizadas, em especial as direcionadas aos jovens. “Ele sempre estará em nossos corações”, completou.

Lamentos

O ex-prefeito José Bianco (DEM) por telefone, lamentou o falecimento do bispo Emérito Dom Antônio com quem sempre teve bom relacionamento. A empresária Ana Maria Gurgacz também se disse triste por este momento, enquanto que o deputado estadual Airton Gurgacz estendeu seus profundos sentimentos a toda comunidade católica por este momento de dor e despedida de dom Antônio Possamai por tudo quando em vida fez pela igreja Católica na região.

VELÓRIO



Deixe o seu comentário