Porto Velho/RO, 22 Março 2024 18:45:23
Diário da Amazônia

Covid-19: Guajará-Mirim apresenta 50% de letalidade

Hoje (11), mais uma pessoa morreu vítima de covid-19, em Guajará-Mirim.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 11/05/2020 às 14h46min | Atualizado 11/05/2020 às 20h37min

Foto: Divulgação

Com cinco óbitos e dez casos confirmados, o município de Guajará Mirim apresenta no momento o índice de 50% letalidade. A repercussão deixou em pavor a população e, principalmente, os profissionais de saúde já que o hospital público tem apenas duas ambulâncias e cinco aparelhos de respiração automática. Quem trabalha na unidade hospitalar convive com o risco direto por não ter EPI (Equipamentos de Proteção Individual).

Fontes consultados pela reportagem disseram que as três únicas viseiras disponíveis são compartilhadas entre os profissionais. Também faltam máscaras descartáveis de proteção respiratória N95, sendo de uso protocolar aos profissionais de saúde em contato com pacientes com Covid-19. Uma profissional de saúde informou que a equipe está temendo pela vida, pois estão sem proteção adequada.

Os pacientes suspeitos reclamam da demora para a realização da coleta para o exame. Alguns chegam a aguardar até uma semana. Os resultados também são demorados porque são realizados no Lacen (Laboratório Central de Porto Velho). Em comentário numa postagem em mídia social, a moradora Carol Oliveira disse que teve que recorrer a exame em laboratório particular porque não conseguiu ser atendida na unidade de saúde pública. O teste deu negativo, mas até o momento da postagem ainda não tinha recebido a visita do serviço público.

Através de mídia social, o secretário Douglas Dagoberto Paula, não considera as quatro mortes de pacientes de Guajará-Mirim, transferidos para o Cemetron, em Porto Velho. Somando com mais uma morte no hospital local a letalidade oficial ficou em 50%.

Sobre a demora das coletas de material para exames, o secretário disse que o exame serve apenas para o acompanhamento imunológico. Sobre as máscaras descartáveis, o secretario afirmou que cada uma pode ser utilizada por até 20 dias.

Hoje (11), mais uma pessoa morreu vítima de covid-19, em Guajará-Mirim.



Deixe o seu comentário