Porto Velho/RO, 28 Março 2024 17:16:08
Diário da Amazônia

Crea-RO fiscaliza propriedades rurais

Foi realizado, no último mês, pela equipe de fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia, a..

A- A+

Publicado: 10/01/2015 às 03h20min | Atualizado 27/04/2015 às 03h15min

Presidente do Crea-RO, engenheiro Nélio Alencar

Presidente do Crea-RO, engenheiro Nélio Alencar

Foi realizado, no último mês, pela equipe de fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia, a fiscalização em propriedades rurais localizadas nos municípios de Vilhena, Cerejeiras, Pimenteiras, Cabixi, Colorado do Oeste e Corumbiara.

A finalidade da atividade consta na verificação in loco quanto à existência de responsável técnico pela orientação e recomendação do uso de agrotóxicos (receituário agronômico), bem como a regularidade das empresas fornecedoras dos produtos, a averiguação da conservação do solo, do plantio, mecanização agrícola, o armazenamento de grãos, combate à erosão, colheita e transporte florestal, irrigação em culturas, entre outras.

“É necessário averiguar se todos os serviços referentes à engenharia e agronomia estão sendo executadas por profissionais legalmente habilitados, garantindo que todas as atividades sejam realizadas da forma mais segura”, disse o superintendente técnico, Siguimar da Cruz.

De acordo com o presidente do Crea-RO, engenheiro Civil Nélio Alencar, os fiscais exercem também um papel orientativo no ato fiscalizatório. “Nesta ação não foi aplicada nenhuma multa. Os fiscais realizaram as visitas com intuito de orientar, através dos Relatórios de Fiscalização e Notificação (RFN), os produtores rurais sobre a importância de contratar um profissional legalmente habilitado e capacitado para conduzir as atividades na área de agronomia. O objetivo maior é defender a sociedade dos problemas em decorrência do uso incorreto de produtos, equipamentos, de projetos mal elaborados. (AI)



Deixe o seu comentário