Porto Velho/RO, 19 Março 2024 21:49:02
Diário da Amazônia

Cremero destaca atuação de Vice Presidência e Delegacias Regionais no interior

Com a intenção de otimizar a atuação do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) no interior, a gestão 2020/2022 presidida..

A- A+

Publicado: 11/09/2020 às 12h15min | Atualizado 11/09/2020 às 12h16min

Presidente Dr. Robinson Machado, Segundo Vice Presidente Dr. Antonio Augusto, Delegada Regional Dra. Daniela Mota e Segundo Secretário Dr. Lucas Levi (Divulgação)

Com a intenção de otimizar a atuação do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) no interior, a gestão 2020/2022 presidida por Dr. Robinson Machado defende a descentralização de diversos processos, antes apenas realizados na sede em Porto Velho. Para apoiar tais ações, na última alteração do Regimento Interno foi incluída a função de Segundo Vice Presidente. Entre as atribuições deste cargo estão substituir o Presidente e o Primeiro Vice Presidente em suas ausências ou impedimentos, auxiliar ambos no desempenho de suas funções incluindo as Delegacias Regionais e coordenar as câmaras técnicas do Cremero. Foi eleito para tal atividade o médico Dr. Antônio Augusto Neves Junior.

De acordo com o Segundo Vice Presidente, a aproximação do Conselho junto a classe médica mediante as fiscalizações e reuniões de cunho educativo e explicativo levará maior entendimento dos deveres e direitos do médico além de conhecer a fundo as atribuições do Cremero. “Devido a enorme extensão territorial que abrange esses municípios, torna-se necessária a participação de todos conselheiros, delegados fiscais e regionais nomeados. É fundamental dar agilidade às demandas e principalmente transparência. Esse é o nosso maior objetivo frente aos profissionais do interior”, acrescentou Dr. Antônio Augusto Neves Junior.

O trabalho do interior será pautado em um plano de trabalho proposto para a Diretoria em que foi delimitado a área de abrangência das atividades em quatro regiões, sendo elas Central, Vale do Guaporé, Zona da Mata e Zona do Café. Com a distribuição feita, um cronograma de visitas será cumprido para que o Cremero não esteja apenas nas cidades centrais, mas também nos 52 municípios do Estado de Rondônia. (vide foto zonas de abrangência)

Delegacias Regionais

Delegacia regional de Ji-Paraná (Divulgação)

Constituídas por um delegado e um secretário, as Delegacias Regionais funcionam como um suporte essencial para a eficácia do trabalho contínuo do Conselho Regional de Medicina (Cremero) em Rondônia. Com uma delegacia em Ji-Paraná e outra em Vilhena, elas atuam para acatar as necessidades e orientar a classe médica sobre seus direitos e deveres aproximando estes profissionais das ações do Conselho. “Dessa forma, a atuação do Cremero se torna mais resolutiva. Ações como sindicância, atualização de cadastros, fiscalização do exercício da medicina e acima de tudo a promoção da solidariedade entre colegas de profissão, estão entre os propósitos que queremos fortalecer”, ressaltou o Presidente.

As delegacias assumem a posição de representantes do Cremero também para orientar sobre a regulamentação profissional e reforçar as atribuições de educação e divulgação quanto aos temas relativos a Ética Médica. Da mesma forma, o Conselho também deseja deixar acessível a proposição e elaboração de normas ou instruções, por parte dos delegados ao Cremero, que assegurem o desempenho da atividade médica na regional que se encontram frente a possíveis particularidades não tão claras para a sede. “Vamos sempre insistir na integração de todos os médicos, independentemente de onde estejam. Queremos que se sintam mais próximo do que de fato o conselho se propõe a oferecer de recursos para nossos associados”, acrescentou Dr. Robinson Machado.

Ji-Paraná e Vilhena

Divulgação

Ao assumir a Delegacia Regional de Ji-Paraná, Dra. Daniela de Melo Mota identificou que falta antes de qualquer ação um trabalho de orientação quanto aos deveres e direitos dos médicos na Região. E propôs para isso um cronograma de visitas para apresentação das funções da delegacia e consequentemente ouvir as necessidades da classe quanto a melhoria de condições de trabalho. “Notamos que a falta de acesso à informação real dos trabalhos oferecidos pelo Cremero frente a sociedade afeta diretamente na procura dos médicos do interior em formalizar de fato suas intenções e denúncias. Estamos trabalhando para reduzir as dúvidas e abrir canal de adesão para todos de que estamos aqui para servir”, destacou.

Em Vilhena, a Delegacia existe desde 2018 e tem como delegado o médico Dr. Marco Túlio de Freitas Teodoro e secretário Dr. Leonardo de Freitas Teodoro.

Delegados fiscais

Somando forças com os Delegados Regionais foram nomeados para a gestão, os Delegados Fiscais que também representam o Cremero nos 52 municípios do interior de Rondônia. A função destes delegados é agir como braços do Cremero estando diretamente ligados ao Departamento de Fiscalização e da Presidência.

Delegacia Regional de Vilhena. Presidente Dr. Robinson Machado, Secretário Geral Dr. Spencer Vaiciunas, Delegado Regional Dr. Marco Tulio Teodoro e Secretário Dr. Leonardo Teodoro (Divulgação)

Com a crescente demanda de denúncias no departamento de fiscalização, o presidente Dr. Robinson Machado, o segundo secretário Dr. Lucas Levi e o Conselheiro Dr. Cleiton Bach, estiveram reunidos por videoconferência com os delegados fiscais nomeados para organizar as atribuições frente a demanda já existente em seus municípios e proximidades. “O Cremero tem buscado estar diariamente em contato com os médicos do interior compartilhando suas dificuldades com o intuito de levar soluções e apoio no dia a dia desta atividade profissional. Através de nossos delegados regionais e fiscais conseguiremos atuar efetivamente nas denúncias em tempo hábil”, garantiu o Conselheiro Dr. Cleiton Bach.

Nomeação

A escolha destes médicos é feita através de indicação da Diretoria da mesma forma como com os Delegados Regionais, que não constando pendências financeiras, administrativas ou sindicantes perante ao Conselho, passam para aprovação em Assembléia. Para o delegado fiscal nomeado, Dr. Weber Cleber Bento, a possibilidade de os próprios médicos atuarem em suas regionais na fiscalização é a única barreira para assegurar a luta pelos propósitos do Conselho. “Nós aqui do interior só temos a agradecer pela responsabilidade dada pelo Cremero pois assim poderemos dar nossa contribuição para uma assistência digna de saúde a população do Estado de Rondônia”, concluiu.

A portaria em que são nomeados tem validade de 20 meses podendo ser revogada a qualquer momento por ambas as partes. Da mesma forma, havendo a necessidade e outros médicos interessados em contribuir, é possível incluir novos delegados fiscais. Seguem os nomeados para a gestão de 2020/2022 e suas cidades: Daniel Roman Romero Mateljan, Danilo De Noronha Nunes e Karine Araldi – Porto Velho, Fabiano José Ereira Belchior – Ariquemes, Gediel Alves Palmeira, José Luiz Tolosa Filho e Nilton Yoshishigue Migiyama – Vilhena, Jose Wagner Gomes Dos Santos – Cacoal, Luiz Eduardo Pinheiro Moreira e Wender Cleber Bento – Rolim de Moura.

Endereços:

 Delegacia Regional de Ji-Paraná

DELEGADA: Dra. Daniela de Melo Mota

SECRETÁRIO: Dr. Gilvan Leão de Oliveira

Rua 7 de setembro, 1928. Bairro Casa Preta. CEP: 76907-624

Telefone: (69) 3423-3590 E-mail: [email protected]

Auxiliar Administrativo: Cledemilde Alexandre Bacetti

Delegacia Regional de Vilhena

DELEGADO: Dr. Marco Túlio de Freitas Teodoro

SECRETÁRIO: Dr. Leonardo de Freitas Teodoro

Rua Rony de Castro, 4150. Bairro Jardim América. CEP: 76980-736

Telefone: (69) 3322-9415 E-mail: [email protected]

Secretária: Geisy Naiara da Silva Gadelha



Deixe o seu comentário