Porto Velho/RO, 25 Março 2024 18:46:38
RONDÔNIA

Cresce 13% número de ações penais

Nos últimos seis meses, o MPF ajuizou 377 ações contra crimes federais em RO.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 14/07/2015 às 07h30min

Desmatamentos ilegais e extração ilegal de minérios representam 25% do total das ações penais propostas pelo MPF

Desmatamentos ilegais e extração ilegal de minérios representam 25% do total das ações penais propostas pelo MPF Roni Carvalho/Diário da Amazônia

No primeiro semestre de 2015, o Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia ajuizou 377 ações penais (também chamadas de denúncias) contra pessoas que praticaram crimes federais. O total representa aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o MPF ajuizou 333 denúncias. O MPF atua nos casos em que a competência para processar e julgar o autor do fato criminoso é da Justiça Federal.

O crime federal que teve maior número de ações penais propostas pelo MPF em Rondônia foi o crime contra o meio ambiente, representando 25% do total (95 das 377 denúncias). Desmatamentos ilegais e extração ilegal de minérios são exemplos deste tipo de crime, principalmente nas regiões de Porto Velho e de Vilhena.

Em segundo lugar aparecem os crimes de contrabando e descaminho, com 18% do total (69 ações penais). A região de Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia, representou a maior parte desses casos. Em terceiro lugar estão os crimes contra o patrimônio, que representam 10% do total (41 das 377 denúncias). São exemplos deste tipo de crime os casos de estelionato – principalmente saques de benefícios do INSS de pessoa já falecida -, roubo ou furto a órgãos federais, como Caixa Econômica Federal, Correios etc.



Deixe o seu comentário