Porto Velho/RO, 19 Março 2024 11:03:06
Diário da Amazônia

Cresce a criação de peixes na agricultura familiar em Rondônia

Técnicos da Emater-RO trabalham orientam sobre custos de produção para o cultivo do tambaqui.

A- A+

Publicado: 04/11/2019 às 09h53min

A piscicultura entre os agricultores familiares registra forte crescimento em todo o estado,  posicionando Rondônia como maior produtor de peixes nativos, entre os estados brasileiros, nos últimos três anos. Técnicos da Emater-RO na região do Vale do Jamari trabalham com os produtores de peixe a fim de determinar um custo de produção para o cultivo do tambaqui, principal espécie criada em cativeiro em Rondônia. O trabalho da Emater-RO é fundamental, especialmente neste momento em que se observa uma redução da atividade piscícola entre os agricultores familiares, contrastando com o crescimento na atividade empresarial.

Na região do Vale do Jamari, criadores de peixes participaram de dia de campo realizado pelo Emater-RO para divulgar os dados do levantamento do custo de produção na criação de tambaqui, e se contrapor à perda de eficiência dos produtores familiares quando comparados com a produção empresarial. A expectativa é de que, após o levantamento dos custos de produção pelos extensionistas e a divulgação dos dados nos eventos da extensão rural, os produtores despertem para a necessidade de ter maior eficiência no manejo dos ciclos produtivos. Para os técnicos da Emater-RO, está claro que 70% dos custos da produção de peixes está na alimentação e que o frete é um importante componente deste custo. O conhecimento do custo deverá facilitar a decisão sobre valores mínimos para comercialização do pescado, e para busca de estratégias mais eficientes para continuar produzindo. 

Mesmo depois da queda no crescimento dos projetos da agricultura familiar, o Estado manteve a posição no ranking nacional da produção de peixes, por causa dos grandes empreendimentos que surgiram e alcançaram maior eficiência produtiva. O crescimento da piscicultura nos empreendimentos de médio e grande porte, em movimento contrário ao da agricultura familiar, se deve provavelmente à maior eficiência administrativa e financeira dos empreendedores empresariais, enquanto que os produtores familiares revelam uma resistência em se organizar em cooperativas, dificultando os processos de compra de insumos e venda solidária da produção.

 

Com informações da Secom



Deixe o seu comentário