Porto Velho/RO, 03 Abril 2024 11:42:16
Diário da Amazônia

Cresce liderança de Acir no Estado e Congresso

A reeleição do senador Acir Gurgacz (PDT) em 5 de outubro, no primeiro turno, com 42,02% dos votos válidos, representou um marco..

Por Portal SGC
A- A+

Publicado: 27/10/2014 às 14h03min

O senador Acir Gurgacz se tornou campeão de votos nas eleições em Rondônia

O senador Acir Gurgacz se tornou campeão de votos nas eleições em Rondônia

A reeleição do senador Acir Gurgacz (PDT) em 5 de outubro, no primeiro turno, com 42,02% dos votos válidos, representou um marco histórico na disputa de uma cadeira para o Senado no Estado. Foi o maior percentual de votos válidos numa eleição para o Senado na história de Rondônia. O senador Acir Gurgacz obteve 312.614 votos e com isso conseguiu fortalecer ainda mais a aliança de partidos que disputaram as eleições no segundo turno pela Coligação Rondônia no Caminho Certo, que reelegeu o governador Confúcio Moura.

Confirmada a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), o senador Acir Gurgacz também passa a ser uma das principais lideranças do Senado na interlocução com o Palácio do Planalto, por conta da proximidade com a presidente Dilma e do apoio que deu à eleição da presidente, em 2010, e à sua reeleição, em 2014. Acir é o atual líder do PDT no Senado e tem tudo para renovar essa liderança na próxima legislatura, o que deve ocorrer em fevereiro de 2015.

A expressiva votação de Acir aumentou sua liderança no Estado, no PDT, no Senado e deve projetar seu nome nacionalmente. O PDT, por sinal foi um dos partidos que mais cresceu nestas eleições em Rondônia e em todo o Brasil, em representantes eleitos e número de votos. A bancada do PDT no Senado, passou de cinco para sete senadores. Na Câmara Federal, o número de deputados caiu de 19 para 18, mas continua sendo a quarta maior força política da Câmara. Já entre os Legislativos Estaduais, o PDT foi o que mais cresceu. O partido fez 59 deputados estaduais, 10 a mais do que na disputa anterior, o que representa um aumento de 20%. Em Rondônia, o PDT fez dois deputados estaduais, Airton Gurgacz e Saulo Moreira. (DA REDAÇÃO)



Deixe o seu comentário