Porto Velho/RO, 25 Novembro 2020 09:30:12

SolanoFerreira

coluna

Publicado: 25/11/2020 às 09h29min

A-A+

Crescimento vertiginoso da violência nas eleições

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou dados sobre a violências nas eleições 2020 e os números mostram que o país vive momento..

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou dados sobre a violências nas eleições 2020 e os números mostram que o país vive momento delicado. Tudo indica que os nervos estão à flor da pele ou que a ambição por ganhar o pleito é capaz de qualquer ação e reação. Apesar dos dados serem parciais, já indicam elevação considerável na violência das disputas, nas fases de pré-campanha e durante a campanha.

De acordo com o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, esse aumento é de cinco vezes em relação ao registrado no mesmo período de 2016, ano das eleições municipais anteriores, quando foram registrados 46 crimes de violência contra candidatos, enquanto que no momento são 264 crimes de violência contra candidatos e pré-candidatos nas eleições municipais 2020. Os homicídios consumados ou tentados somam 100 casos.

Esse crescimento acelerado da violência em campanhas eleitorais precisa ser observado à luz do comportamento social do país. Os brasileiros vivem momento de tensão conflituosa entre correntes políticas extremistas que se mantem através do insulto e do ódio. O discurso da repulsão tem elevado os animados até mesmo entre familiares, imagine então entre candidatos que por natureza já se rasgam pelas cobiçadas vagas do poder.

Esse fenômeno não pode ficar apenas em estatísticas, mas precisa ser combatido para que nas próximas eleições, que terão pesos e medidas ainda maiores, o país não venha conviver com a violência exorbitando entre candidatos e apoiadores. É uma questão de preservação da vida, da honra e da boa disciplina. A democracia precisa ser maior do que os interesses individuais ou de clãs políticos. 


Deixe o seu comentário

sobre Solano Ferreira

Editor-Chefe do Diário da Amazônia. Comunicador Social e Marketing/ Mestre em Geografia. Atua na Gestão Estratégica e Gerenciamento de Crise.

Arquivos de colunas