Porto Velho/RO, 19 Março 2024 12:06:51
Diário da Amazônia

Criadores de suínos, ovinos e caprinos devem cadastrar rebanhos

A partir deste 1º de agosto, os criadores de suínos, ovinos e caprinos, que ainda não cadastraram seus rebanhos, devem procurar a..

Por Secom
A- A+

Publicado: 30/07/2019 às 11h39min

Fotos: Arquivo Secom

A partir deste 1º de agosto, os criadores de suínos, ovinos e caprinos, que ainda não cadastraram seus rebanhos, devem procurar a unidade mais próxima da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) para cadastrar esses tipos de criações.

Além de ser condição prévia indispensável para emissão de Guia de Transporte Animal (GTA), a medida ajudará no controle da febre aftosa, uma vez que esses animais também são suscetíveis a essa doença.

“É de extrema importância que o produtor, que ainda não realizou o cadastro, procure a unidade da Idaron mais próxima e cadastre seu rebanho, independentemente se vai precisar emitir GTA ou não. O foco é o controle da aftosa”, alerta o presidente da autarquia, Júlio Cesar Rocha Peres.

A obrigatoriedade do cadastro inicia neste 1º de agosto, mas, no trabalho de cadastro do rebanho bovino, a Idaron também já realiza o cadastro de suínos, ovinos e caprinos. “Cerca de 19 mil propriedades já foram cadastradas como produtoras desses tipos de rebanhos, logo, essa nova campanha é voltada apenas aos produtores que ainda não cadastram suas criações”, salientou Júlio Cesar Rocha.



Deixe o seu comentário