
Uma criança de apenas nove anos causou a perda de um lote de 133 vacinas que seriam usadas para imunizar profissionais da saúde da cidade de Rio de Bananal, localizada no Norte do Espírito Santo. Essa seria a segunda fase da campanha.
Os imunizantes contra a covid-19 e uma grande quantidade de testes rápidos estragaram depois que o relógio de energia do prédio de vacinação foi desligado. A princípio, as autoridades achavam que se tratava de vandalismo, mas na verdade o problema foi causado pela curiosidade de um menino.
Câmeras de segurança mostram que o menino brincava na praça onde fica o equipamento e a luz vermelha emitida pelo mesmo teria chamado a atenção dele. Após observar o relógio por alguns minutos, ele avista o botão do relógio e o aperta, deixando a sede toda sem energia por horas.
O prejuízo foi grande porque além das vacinas contra a covid-19, outras vacinas e medicamentos também se estragaram:
‘Estava cheia das vacinas, não só das vacinas de Covid-19, mas também todas as vacinas do município estavam sendo armazenadas aqui por segurança durante o feriadão e a temperatura dela já estava em 23 graus, totalmente estragado”, disse a coordenadora de imunização da cidade, Márcia Ventruim.
As vacinas da covid precisam estar armazenadas a uma temperatura entre +2 e +8 ºC, mas quando a servente encontrou o prédio escuro e a geladeira apitando, o termômetro marcada 23ºC.
(Portal Holanda)