Porto Velho/RO, 23 Novembro 2020 15:13:28
Geral

Cristo Redentor será iluminado hoje de vermelho

A iniciativa lembra a importância do doador, principalmente durante a pandemia, período em foi registrada a queda de até 50% no número de do

A-A+

Publicado: 23/11/2020 às 15h13min

O Cristo Redentor ficará iluminado de vermelhohoje(23),das 19h às 20h, atéquarta-feira (25), o Dia Nacional do Doador de Sangue. A açãofaz parte da campanha “Somos todos do mesmo sangue”, promovida porhemocentros de todo o país. A cor vermelha vai aparecer progressivamente no monumento, como umabolsa de sangue sendo preenchida.

A iniciativa lembra a importância do doador, principalmentedurante a pandemia, período em foi registrada aqueda de até 50% no número de doações, em algumas regiões do país. “O objetivo é reconhecer a importância daqueles que já são doadores, por seu gesto de generosidade, e incentivar aqueles que ainda não doaram, a fim de manter oabastecimento dos bancos de sangue.Doar sangue é doar vida”, disseo padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor.

Durante a campanha, cada hemocentro vai desenvolver ações locais para incentivar a participação de doadores.

No Riode Janeiro, além da iluminação do Cristo Redentor, o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti, o Hemorio, fezparceria com o aplicativo de transporte Uber paraoferecer o desconto de R$ 20 em corridas de ida e volta para casa aos doadores.

A roda gigante Rio Startambém será iluminada e os primeiros doadores receberão ingressos para visitara atração turística.

O embaixador da campanha no estado do Rio é o jogador do Flamengo Diego Ribas. “Me senti muito honrado em ser convidado a fazer parte dessa campanha incrível. Doar sangue é algo que precisa ser reforçado todos os dias e estamos aqui para lembrar disso durante essa data tão importante”, afirmou o atleta.

Dados do Ministério da Saúde indicam que 1,8% da população doa sangue de forma regular, mas o percentual fica um pouco abaixo do ideal de2%definidopela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Em países da Europa, a doação regular chega a 5%.

Para o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim, a união doshemocentros para incentivar a doação de sangue temum significado muito importante. “Só é possível garantir a continuidade das coletas de sangue durante a pandemia com uma grande corrente de solidariedade”, afirmou.

Todas as regras para doação podem ser conferidasnas redes sociais do Hemorio. Os interessados podemligar para o telefone0800-282-0708. As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas, por exemplo, em tratamentos contra o câncer.

Com informação: Agência Brasil



Deixe o seu comentário