Porto Velho/RO, 24 Março 2024 06:55:12
Diário da Amazônia

CRO realiza Encontro de Auxiliares e Técnicos em Odontologia

1º Eeato - Encontro Estadual de Auxiliares e Técnicos em Odontologia no Estado de Rondônia.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 01/05/2016 às 05h35min | Atualizado 30/04/2016 às 13h21min

Técnicos em Saúde Bucal e Auxiliares em Saúde Bucal se organizam em Rondônia

Técnicos em Saúde Bucal e Auxiliares em Saúde Bucal se organizam em Rondônia

Com o objetivo de valorização profissional e fortalecimento da Odontologia, o Conselho Regional de Odontologia de Rondônia (CRO-RO) em parceria com Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos em Odontologia (Anato), Conselho Federal de Odontologia (CFO) e Prefeitura Municipal de Porto Velho realizam o 1º Eeato – Encontro Estadual de Auxiliares e Técnicos em Odontologia no Estado de Rondônia, nos dias 29, 30 de abril e 01 de maio no auditório do CRO-RO.

Durante a abertura, dia (29/04), estiveram presentes o cirurgião-dentista Hailton Cavalcante dos Santos, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia (CRO-RO), o cirurgião-dentista Luiz Fernando Rodrigues Rosa, representante do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o cirurgião-dentista Alan Queiroz, vereador de Porto Velho, a cirurgiã-dentista Maria do Socorro Fonseca, chefe da Divisão de Saúde Bucal de Porto Velho, a técnica em Saúde Bucal Filomena Barros, presidente da Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos em Odontologia (Anato) e o técnico em Saúde bucal Jones Lopes, representante da Anato.

De acordo com o presidente Hailton Cavalcante o Encontro tem como objetivo traçar estratégias de luta e organização da categoria neste cenário político, como também a apresentação da Anato, dando apoio a criação Sindical nos Estados. Categorias que sempre estiveram trabalhando para a saúde bucal da população, e que são reconhecidas pela lei 11.889 de 24/12/2008, como profissionais de saúde.

A presidente Filomena Barros ressaltou sobre a importância e o fortalecimento da criação do Sindicato no Estado. “Ela vem para uma necessidade carente no Estado e no País, sobre a relevância da sua participação na equipe de saúde bucal do ponto de vista da cobertura, quanto da qualidade dos serviços como a redução de custo, fortalecer e estimular a participação da categoria na equipe de saúde bucal” destacou ela.

Jones Lopes destacou sobre a o projeto de Lei do Senado Nº PLS387/2014 de autoria do senador Acir Gurgacz que estabelece o piso salarial dos Técnicos em Saúde Bucal-TSB e Auxiliares em Saúde Bucal-ASB.

Ele diz ainda que uma das lutas da categoria é não tirar o direito do técnico em realizar a fotografias e operar equipamentos de imaginologia e radiodiagnóstico odontológico exclusivamente em clínicas de radiologia odontológica, consultórios e clínicas odontológicas.

De acordo com o presidente do CRO-RO, Hailton Cavalcante dos Santos, o Encontro terá como tema principal, biosegurança na área de atuação do ASB e TSB, os desafios da profissão na equipe de saúde bucal e a importância do sindicato para a categoria, a fim de traçar estratégias de luta e organização da categoria neste cenário político, como também a apresentação da Anato, dando apoio a criação Sindical nos Estados. Categorias que sempre estiveram trabalhando para a saúde bucal da população, são reconhecidas pela lei 11.889 de 2008, como profissionais de saúde.



Deixe o seu comentário