Porto Velho/RO, 02 Abril 2024 02:00:20
Diário da Amazônia

Dados de vacinas serão sistematizados em Cacoal

Em Cacoal há mais de 5 mil crianças em idade vacinal. Dados serão interligados pelo Sipni.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 10/11/2015 às 06h45min

O sistema informatizado será implantado em vários municípios do estado de Rondônia  Magda Oliveira/Diário da Amazônia

O sistema informatizado será implantado em vários municípios do estado de Rondônia Magda Oliveira/Diário da Amazônia

Cerca de 25 vacinadores de Cacoal passaram por treinamento na última semana, quando aprenderam a utilizar o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (Sipni). De acordo com a coordenadora de imunização Elizete Rangel, com o funcionamento do programa todos os dados vacinais da população ficaram salvos dentro do sistema digital. A nova tecnologia deverá começar a ser implantada nas salas de vacina já no mês de dezembro.

Para a enfermeira do ambulatório do Hospital Materno Infantil Helizandra Romanholo, a sistematização dos dados vacinais será um grande avanço para o município, pois facilitará aos profissionais de saúde o manejo com o estoque, além de facilitar e agilizar o atendimento ao usuário. “Para nós profissionais ficará mais fácil, pois teremos todos os registros dos pacientes dentro de um sistema informatizado, deixando de ser manual, e para a população que usa os serviços também será melhor, pois mesmo que a mãe perca o cartão de vacina da criança, por exemplo, teremos todos os registros vacinais salvos”, contou Helizandra.

Durante o treinamento os vacinadores das sete salas de vacina do município, aprenderam a utilizar o sistema de informatização para registrar as doses de vacinas das crianças, dos adultos e de todas as pessoas que forem vacinadas. “Com o sistema vacinal, caso a mãe perca o cartão a criança não terá que iniciar o sistema vacinal, apenas daremos continuidade ao que já temos registrado via on line. Além disso, facilitará a manter o estoque de vacina, que antes era feito de forma manual”, contou a coordenadora de imunização Elizete.

Elizete explica que para a mudança, será necessário que as vacinadoras cadastrem toda a população no sistema, que será realizado na medida em que as pessoas procurarem as salas de vacinação. “O cadastro terá início com as crianças. Por enquanto iremos fazer o atendimento normal pela manhã, vacinando e colhendo as informações vacinais e no período da tarde iremos lançar os dados no computador, até para não tumultuar nosso atendimento”, garantiu Elizete.



Deixe o seu comentário