Porto Velho/RO, 20 Março 2024 05:15:49
Diário da Amazônia

Damares Alves ‘chegou chegando’

COP-25 A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado vai enviar requerimento ao Governo de Transição para que seja revista a..

A- A+

Publicado: 07/12/2018 às 08h43min

COP-25

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado vai enviar requerimento ao Governo de Transição para que seja revista a desistência do Brasil de sediar a COP-25 (Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas). Semana passada, o Itamaraty comunicou à ONU a retirada da candidatura alegando “restrições fiscais e orçamentárias” – medida que vai ao encontro das pretensões do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), um crítico do Acordo. O presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL), dialoga com interlocutores da Transição para tentar reverter a decisão. “É conversa para boi dormir”, afirma Collor sobre a alegação de falta de verbas.

Vai nessa!

Na sabatina do embaixador indicado para a Síria, Fábio Pitaluga, há dias, o senador Collor exibiu vídeo de 10 minutos sobre a cidade de Homs destruída. Missão difícil.  

Explica, doutora

Damares Alves ‘chegou chegando’. Como futura ministra da Mulher e Direitos Humanos, pode começar a explicar ao País o que é “desengravidar”.

É o perfil

A nova ministra atua no gabinete de Magno Malta, mas já foi chefe de gabinete do deputado evangélico João Campos (PRB-GO). Não foi Malta, nem Campos. É ela.

Alô, Polícia

O presidente do PROS, Eurípedes Júnior, circulou pelo Cafezinho da Câmara portando botton de deputado federal, embora não o seja. Há testemunhas.

Corrida do Diploma

Quem sabia, correu e pegou; quem não sabia.. é porque não é da patota do Ministério da Educação que manda no filão do mercado de diplomas. Editada ontem pelo Ministro da Educação, a Portaria 1.302 teve efeito relâmpago, concedendo (por menos de 24h) a possibilidade de solicitação de novas vagas de Medicina. Poucas faculdades aproveitaram a ‘janela’.

 

Surpresa!

Fato é que o protocolo de pedidos de aumento de vagas estava suspenso pela Portaria do MEC nº 328, desde 5 de abril de 2018. E a de ontem pegou muita gente de surpresa

Bolsogate?

As bancadas do PT na Câmara e no Senado tentam, sem sucesso até agora, coletar assinaturas de deputados para instalar a “CPI do Bolsogate” e investigar o suposto esquema fraudulento que teria sido utilizado por Bolsonaro para vencer a eleição presidencial. A deputada Luizianne Lins (PT-CE) encabeça a coleta de assinaturas.

De boa

O presidente do Patriota, Adilson Barroso, o ex bóia-fria paulista, fez as pazes com o presidente Bolsonaro ontem, em visita ao amigo eleito. Bolsonaro ensaiou uma filiação ao Patriota, mas recuou, após Barroso recusar a proposta de entregar todos os diretórios estaduais e toda a Executiva nacional ao grupo de Bolsonaro.

Briga

À época, à Coluna, Barroso acusou a ganância do advogado Gustavo Bebianno, agora futuro ministro da Secretaria de Governo. Confiante de que Bolsonaro seria o candidato do partido, Barroso veiculou imagens do deputado pré-candidato em inserções do Patriota na TV.  

Pajelança

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) ligado à Igreja fez pressão e, aliado a outras entidades, conseguiu evitar que o staff do presidente eleito, Jair Bolsonaro, incluísse a Fundação Nacional do Índio (Funai) sob o guarda-chuva do Ministério da Agricultura, conforme ventilou pelo futuro ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Lugar certo

À Coluna, o secretário-executivo da entidade, Cleber Busato, afirma que havia risco de a manobra impedir a demarcação de terras indígenas e ampliar autorizações para atividades agropecuárias e mineração. Ficará sob o bojo dos Direitos Humanos.

Então tá

A assessoria da senadora Ana Amélia (PP-RS) informa que o PLS 284-17 trata apenas de fechar empresas do ‘devedor contumaz’ – no escopo prevê-se o cerco sobre os de grandes valores. A Coluna reforça que isso abre precedente para os de médio e pequenos devedores do fisco.  

ESPLANADEIRA

. Saturnino Braga lançará o livro de crônicas “Joias do Rio”, dia 14, na Livraria Travessa de Ipanema.



Deixe o seu comentário