Porto Velho/RO, 27 Março 2024 07:53:20

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 01/08/2019 às 10h40min

A- A+

Daniel Pereira assume presidência do Solidariedade

Sonhando com oxigênio A ciência é o cemitério das crenças, derrubadas pelo conhecimento. Uma crença já desfeita, porém, parece não..

Sonhando com oxigênio
A ciência é o cemitério das crenças, derrubadas pelo conhecimento. Uma crença já desfeita, porém, parece não ter chegado ao conhecimento do ministro Paulo Guedes: é falsa a noção de que a Amazônia seria “o pulmão do mundo”.
A Amazônia de fato produz uma quantidade enorme de oxigênio, mas em larga medida essa portentosa produção é consumida pela própria floresta. Isso abala o sonho do ministro de esperar que os EUA reconheçam o Brasil como dono do oxigênio produzido aqui, improvável gentileza do presidente Donald Trump e seu dividido Congresso.
Se algo pode ser considerado “pulmão do mundo” seria a alga marinha: ela produz mais oxigênio pela fotossíntese do que precisa na respiração e libera o excesso ao meio ambiente. A boa notícia é que também temos algas. Um retorno econômico mais seguro que esperar o bom coração de Trump nos reconhecer como donos do oxigênio viria de combinar os incômodos resíduos líquidos de processos agroindustriais com um dos milagres ainda desconhecidos da Amazônia.
Segundo a Embrapa Agroenergia, temos microalgas que podem ser cultivadas nos hoje inúteis efluentes para gerar matéria-prima renovável à produção de biocombustíveis, rações, cosméticos e vários outros produtos.
…………………………………….
Pontapé inicial
Com a presença da nata do cassolismo rondoniense, liderada pelo ex-deputado estadual Tiziu Jidalias, o ex-governador tampão Daniel Pereira assume o comando do Solidariedade neste sábado. A militância de Pereirinha, que arrebanhou quadros do ex-aliado Mauro Nazif do PSB, está animada com evento, citando que será uma demonstração de força do futuro candidato a prefeito de Porto Velho.

As comemorações
A atual legislatura da Assembleia Legislativa de Rondônia esta fazendo o que as demais legislaturas não fizeram: comemorar condignamente o aniversário da promulgação da Constituição de Rondônia. Uma programação, com direito a selo comemorativo, será desenvolvida de 6 a 9 de agosto, conforme anúncio dos assessores do presidente Laerte Gomes.

Acessos asfaltados
O prefeito Hildon Chaves (PSDB) vai apresentando suas cartas para a reeleição. Uma delas é a pavimentação das avenidas Rio de Janeiro com acesso ao populoso complexo habitacional Orgulho do Madeira e Calama que reduz significativamente o acesso para outro grande conjunto que é o Cristal da Calama, na região do Lagoa Azul, zona de expansão de Porto Velho.

Não facilita
O alcaide Hildon Chaves, que já foi considerado prematuramente sepultado politicamente, não esta facilitando a vida da concorrência. Leo Moraes (Podemos), Mauro nazif (PSB), Pereirinha (Solidariedade), e Vinicius Miguel (?), oposicionistas que também tem seus pontos de desgastes, vão ter que se virar nos trinta para chutá-lo do poleiro do Paço Tancredo Neves.

Evitando confusão
Para evitar confusão entre as facções criminosas em Porto Velho, esposas, namoradas e parentes das celebridades criminais hospedadas na Penitenciária Federal de Rondônia, alugaram casas de apoio bem distantes das organizações rivais na capital. Esta estratégia, possivelmente recomendação dos advogados das facções rivais, tem dado bom resultado nos últimos anos. Não têm ocorrido hostilidades entre as famílias.

Via Direta
*** Em vigor o novo contingenciamento da União que volta atingir a educação um os setores mais sacrificados na gestão Bolsonaro *** Segue a risca o cronograma da conclusão dos aterros de acesso a Ponte do Abunã, com inauguração prevista até o final deste ano pelo Dnit (agora, de Manaus) *** Aumenta geometricamente o indice de doenças respiratórias e da pele neste extenuante verão amazônico, com fumaça e poeira para todo lado *** Médicos e farmacêuticos é que estão se dando bem *** E salve-se quem puder!


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas