Porto Velho/RO, 24 Março 2024 10:50:46
Diário da Amazônia

Data histórica não se antecipa e nem se adia

Rondônia completa neste dia 4 de janeiro, 37 anos de instalação. A história do nosso estado, é muito rica em por menores, que o..

A- A+

Publicado: 04/01/2019 às 08h58min

Rondônia completa neste dia 4 de janeiro, 37 anos de instalação. A história do nosso estado, é muito rica em por menores, que o transformaram nesses anos todos, num dos mais promissores estados da nossa nação.

************

Não vou aqui criticar o governo estadual, por ter antecipado o feriado que por força da Lei deveria ser nesta sexta feira. Até porque, estamos acostumados com a falta de respeito para com a nossa história, praticado por praticamente todos os governadores que assumiram o estado desde 1982.

***********

A exceção vai para o governador Coronel Jorge Teixeira de Oliveira o último do Território e o primeiro do estado de Rondônia.

**********

Enquanto Teixeirão governou nosso estado, todas as datas cívicas e religiosas foram respeitadas.

*********

Já pensou se o prefeito ou governador, achasse de antecipar ou adiar, a data da Independência do Brasil. Queria ver o governador anunciando que o feriado de Natal seria no dia 8 de dezembro, por coincidir com a festa de Nossa Senhora da Conceição.

**********

Que o dia de Finados seria adiado para o final do mês de novembro e que a Sexta-Feira Santa seria no sábado  de Aleluia.

********

Se quando o estado foi instalado, decretou-se que a data seria festejada com feriado estadual, não tem porque antecipar o feriado, como aconteceu este ano.

*********

A criança vai perguntar aos pais, o porque do feriado do dia 2 de janeiro e o pai vai responder:

*********

“Estamos comemorando a Instalação do Estado de Rondônia”. Aí a criança contesta:

*********

“Pai, na escola ensinaram que a data da Instalação do Estado, é o 4 de janeiro”.

*********

Data histórica não se antecipa e nem se adia, tem que ser festejada no dia correto, no caso da Instalação do Estado de Rondônia dia 4 de janeiro e pronto.

**********

Isso está determinado no DECRETO-LEI Nº 39, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1982 que Institui o dia 4 de janeiro feriado estadual.

************

O GOVERNADOR DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 5º, § 2º, da Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981 e,

***********

Considerando o efetivo início das atividades Governamentais do Estado de Rondônia, no dia 4 de janeiro de 1982,

**********

D E C R E T A: – Art. 1º Fica instituído o dia 4 de janeiro de cada ano para comemorar a criação do Estado de Rondônia, passando esta data a ser considerada feriado estadual.

**********

Art. 2º Este Decreto-Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Porto Velho, 31 de dezembro de 1982. JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA Governador do Estado de Rondônia.

***********

Diante do exposto, não precisamos mais de explicação o que precisamos, é  fazer cumprir o que está escrito e nada mais!

 

*********

Falando nisso, elogiamos a decisão do goverandor Marcos Rocha em dar posse ao seu secretariado no dia de hoje. Segundo consta, ele escolheu a data de hoje 4 de janeiro, em respeito a data da Instalação do Estado.

*********

A partir de hoje, o estado de Rondônia passa a contar oficialmente com os novos secretários de estado. Quer dizer, a data não passará em branco. Nota DEZ  com louvor ao governador Marcos Rocha.

*********

Isso que dizer que logo após o governador assinar  os Decretos de nomeação da sua equipe, muito soluçar será ouvido pelos corredores do Palácio Rio Madeira.

**********

Serão os que até então exerceram cargo de confiança os chamados CDS ou FGs nos governos Confúcio Moura e Daniel Pereira limpado as gavetas e saindo com as lágrimas rolando.

*********

Com certeza, a maioria não será lágrima de amor pela função que exerceram até então e sim, pela queda na qualidade de vida, já que vão deixar de receber no final do mês, um valor considerável.

 

********

É isso mesmo: Vão-se os ANÉIS e ficam os DEDOS!



Deixe o seu comentário