Porto Velho/RO, 24 Março 2024 20:57:45
Diário da Amazônia

A decadência dos blocos do bairro

Bloco do Clube Ypiranga, Escola de Samba Pobres do Caiari, Bloco do Alho, Bloco 812, Oxerevause, Mocidade do Caiari, Bloco Rio Caiari e..

Por Sílvio Santos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 14/01/2018 às 05h15min

Bloco do Clube Ypiranga, Escola de Samba Pobres do Caiari, Bloco do Alho, Bloco 812, Oxerevause, Mocidade do Caiari, Bloco Rio Caiari e Galo da Meia Noite. Todos nasceram e morreram no bairro Caiari.

Juntos com os ainda em atividades Pirarucu do Madeira, Cagalho, Murupi, Axé Folia e a Banda do Vai Quem Quer, transformaram o bairro no maior reduto de entidades carnavalescas da Amazônia.

Quando chegava o período carnavalesco, parte da população da capital de Rondônia se encaminhava para o bairro Caiari, pois tinha certeza, que ali encontraria diversão em todas as esquinas.

O primeiro bloco a sair do carnaval de rua, foi o do Clube Ypiranga em virtude da ascensão das escolas de samba.

O 812 que surgiu no Bar da Dona Maria do Pirralho e tinha como incentivadores integrantes das famílias Mercês e Pinheiro (Lucini e Canduri) mais o Zé Carlos Lobo, não aguentou cinco carnavais.

Com a saída dos filhos dos categas do bairro, em virtude de seus casamentos, o bloco Oxerevause também deixou de se apresentar.

A Mocidade do Caiari surge como bloco e se transforma em escola de samba do grupo de acesso. Parou para não prejudicar a Pobres do Caiari, pois, se subisse mais um degrau, desfilaria pelo grupo especial e como noventa por cento dos seus integrantes, também desfilavam pela Pobres do Caiari e Diplomatas resolveram parar para não prejudicar as duas granes. Tinha a melhor Bateria da cidade.

O Bloco do Alho que nasceu de uma dissidência dentro do Galo da Meia Noite, foi considerado um dos melhores e maiores de Porto Velho. Seus ensaios aconteciam na Duque de Caxias entre a Presidente Dutra e a Rogério Weber e concorriam diretamente com os ensaios do Galo. Foi daí que o bairro Caiari passou a ser chamado de “A Capital do Carnaval de Porto Velho”. O Bloco do Alho parou sem dar explicação.

Bloco Rio Caiari – Foi outra dissidência do Galo da Meia-Noite. Sua diretoria conseguiu junto aos Conselheiros da escola de samba Pobres do Caiari que já não desfilava, a cessão da sede para suas reuniões e ensaios, infelizmente, a diretoria do bloco, fez uma manobra tentando transferir o patrimônio da escola para o bloco o que foi descoberto e a ‘mutreta’ não foi à frente.

Seus temas sempre homenageavam uma figura importante da nossa sociedade como seu Euro Tourinho, Ursa Maloney e Severino, o Porteiro. Deixou de desfilar por falta de consenso entre seus diretores, uma pena.

A escola de samba Pobres do Caiari abandonou o carnaval de Porto Velho, desde quando alguns jovens, moradores do bairro, exigiram que a escola fosse dirigida por eles, resultado, a escola “morreu”, mesmo sendo a única a possuir sede própria (cuja estrutura hoje está totalmente abandonada). O último desfile da Caiari foi no ano de 2000.

…Alô seu Cabo Omar! O Galo da Meia-Noite! Não vai desfilar…



Deixe o seu comentário