Porto Velho/RO, 24 Março 2024 14:51:05
RONDÔNIA

Defesa Civil de Porto Velho faz mapeamento de árvores

O objetivo é retirar árvores que estejam inclinadas e com raízes fora do solo em vias públicas.

Por Sara Cícera Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 10/10/2018 às 16h45min

A defesa Civil está realizando o mapeamento para evitar acidentes em dias de temporais (Divulgação)

Com o objetivo de evitar acidentes e danos às vias, carros e até fios de energia elétrica no período de vendavais, a Defesa Civil de Porto Velho está fazendo o mapeamento de árvores que se encontram em risco de quedas na capital. De acordo com o gerente de operações da Defesa Civil Municipal, Rogério Félix, uma equipe está indo a campo e identificando essas árvores que se encontram inclinadas e com as raízes já fora do solo.

“Nós estamos fazendo o mapeamento de árvores que se encontram em risco de desabarem em vias públicas. O intuito é evitar que elas caiam no período de chuva, principalmente agora que está tendo muito temporal. A equipe vai a campo fazer o levantamento”, informou Rogério.

A Defesa Civil alerta a população para procurar um lugar seguro, evitar sair dos ambientes seguros e entrar em ruas alagadas durante um temporal. “A recomendação é para evitar sair enquanto estiver acontecendo temporal. Procurar não se abrigar debaixo de árvores, procurar um local seguro como, por exemplo, um estacionamento de um mercado, e ali sim se abrigar. São recomendações que passamos a toda comunidade”, disse.

Nesse período de temporais, é muito comum ver moradores podar árvores que estão perto de fios de energia ou perto das casas. Porém, a Defesa Civil não recomenda essa prática. Segundo Rogério Félix, o correto é solicitar uma empresa que tenha uma equipe especializada para este tipo de serviço, ou fazer um requerimento solicitando a poda para a Subsecretaria de Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

Apesar das chuvas recentes que caíram na capital, o rio Madeira ainda se encontra com o nível baixo e em alerta. De acordo com a Defesa Civil, a navegação noturna ainda está proibida, com restrição.

“Mas informamos também que a partir de agora do meado de outubro em diante, já se inicia o período de inverno aqui na parte da região amazônica, e isso quer dizer que, gradativamente, o rio Madeira vai começar a subir, mas até o momento se encontra em estado de alerta”, finalizou Rogério Félix.



Deixe o seu comentário