Porto Velho/RO, 06 Novembro 2020 12:52:22

Fernando Pereira

coluna

Publicado: 06/11/2020 às 12h50min

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Deixe de focar no cliente e os monstros do mercado vão te engolir

Perder o foco no cliente é estar perdido em meio a todo o resto

Uma das obrigações do departamento de Marketing de uma empresa é estudar a volatilidade do Macroambiente, que é onde se concentram as forças sobre as quais a empresa tem ínfima ou nenhuma influência, mas que se beneficia ou sofre com as mudanças que ocorrem nesta esfera.

Visão

Uma empresa que se preza precisa ter objetivos no longo prazo, mas precisa entender que esses objetivos, para serem mantidos e levados a cabo, necessitarão mais do que proatividade nas ações internas e com os fornecedores e intermediários.

Nesta era moderna e tecnológica, a máxima de que “a única coisa permanente é a mudança” ganhou mais intensidade, porque as coisas estão mudando muito rápido. As mudanças na tecnologia afetam o comportamento das pessoas e, no mais das vezes, no modo como elas consomem.

Essa é uma das razões de o marketing moderno primar pela heterogeneidade, ou seja, produzir produtos e oferecer serviços personalizados de modo a apresentar soluções e valor a quem consome o que é vendido.

Embora o mercado sofra as consequências de uma medida econômica desastrosa por parte de um grupo que está no poder, de uma nova lei etc., ele não será desfavorável à organização que se guia pelo cliente.

O cliente não tem razão, ele tem necessidades que precisam ser atendidas a contento

Perder o foco no cliente é estar perdido em meio a todo o resto, porque a razão de ser de uma organização não é para produzir, dar emprego, gerar impostos ao governo, não. A razão de ser de quem vende um produto ou serviço é resolver o/os problema/as de quem consome, pois quem consome traz receita – que é o motor de subsistência da organização.

Saiba oferecer

O cliente consome o produto e/ou o serviço que estiver à sua disposição onde ele estiver e no momento em que precisar. Onde os clientes estão hoje? Quase 100% deles estão na Internet navegando nas Redes Sociais, acessando sites, vendo vídeos no YouTube etc. Nesse ponto a dica de que você empresário precisa, necessariamente, investir em Marketing Digital fica desnudada.

Sua visão de longo prazo para a empresa está, inexoravelmente, condicionada ao fator cliente. O cliente não tem razão, tem necessidades que precisam ser atendidas. Necessidades que, às vezes, eles nem sabem que têm.

Inove

Steve Jobs previu que as pessoas necessitavam de estar praticamente o tempo todo com um iphone/Smartphone na mão. Será que ele estava certo?

Inovar nem sempre significa criar algo novo, mas pode ser traduzido também por mudar o jeito de ver algo velho, de oferecer algo velho. As pessoas ainda assistem filmes, mas não precisam mais ir a uma locadora.

Conheça seus clientes, durma pensando neles, sonhe com eles, decida pensando neles, inove pensando neles e você, como empreendedor, sempre sobreviverá.

Se você não fizer isso, seu cliente não precisa se preocupar porque seu concorrente com certeza fará.


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sobre Fernando Pereira

Jornalista, formado e pós-graduando em Marketing, assessor de comunicação e chefe do departamento de Marketing da Unicem Pós-Graduação em Odontologia, e da Unicesumar EaD/polos de Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste)