Porto Velho/RO, 29 Março 2024 10:07:56
PLANTÃO DE POLÍCIA

Delegacia de repressão apura denúncias de crimes contra animais em RO

Na manhã da quinta-feira, 16, policiais da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes contra Meio Ambiente (DERCCMA), em ação..

A- A+

Publicado: 17/04/2020 às 11h40min

Foto: Divulgação

Na manhã da quinta-feira, 16, policiais da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes contra Meio Ambiente (DERCCMA), em ação conjunta com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), representada pelo médico veterinário Bruno Sadeck, procederam diligências de fiscalização em denúncias de maus tratos a animais, em diversos pontos da cidade de Porto Velho.

Em um dos locais, a equipe verificou que os animais estavam em flagrante situação de maus tratos com risco de vida. Na ocasião, os policiais civis apreenderam os animais e interrogaram seus proprietários, conduzindo-os a Delegacia para a devida responsabilização criminal.

Os animais estão sendo atendidos e medicados, caso a justiça entenda acerca da perda da tutela, eles serão colocados para adoção.

A Delegada Janaina Xander, titular da DERCCMA e responsável pela ação, informou que está sendo desenvolvido um trabalho inicial de criação de protocolos para averiguação das denúncias, orientações aos tutores e providências, quando o caso se mostrar urgência para a retirada dos mesmos.

São pequenos procedimentos, mas de suma importância para que a capital tenha um ambiente saudável também para os animais. Com pessoas que saibam como cuidar adequadamente de seus bichinhos.

Segundo a Lei de proteção aos animais, algumas ações são consideradas maus tratos como: não dar água e comida diariamente; manter preso em corrente; manter em local sujo e pequeno demais para que o animal possa andar ou correr; dentre outras. E caso isso ocorra, o dono do animal poderá responder criminalmente.

A polícia Judiciária Civil conta com apoio da comunidade para denunciar, ligue 197, ou envie mensagens via aplicativo WhatsApp pelo número (69) 9-8439-0102 ou ainda, envie um e-mail para o endereço eletrônico [email protected]. Lembre-se de colocar o endereço e pontos de referência, assim sua denúncia será devidamente averiguada. (A.I)



Deixe o seu comentário