BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Delegado Araújo, do PSL, é eleito prefeito de Pimenta Bueno

Prefeitura era disputada por Beto Alcântara (PCdoB) e Delegado Araújo (PSL).

Publicado: 10/12/2018 às 10h06

Delegado Arismar Araújo acompanhou apuração em casa (Foto: Magda Oliveira/G1)

O delegado da Polícia Civil, Arismar Araújo de Lima (PSL) venceu a eleição suplementar de Pimenta Bueno, realizada neste domingo (9). e vai comandar a cidade até 31 de dezembro de 2020. Seu vice é Valteir Domingos da Cruz (PP).

Araújo obteve 13.711 (83, 26% dos votos válidos). Seu adversário, o comunista Beto Alcântara (PC do B), conquistou 2.757 votos (16,74%). Segundo o TSE a abstenção foi de 32,72%. Os votantes somaram 17.659 eleitores. Votos em branco foram 428 e nulos 763.

A onda Bolsonaro continua influenciando decisivamente a política brasileira, incluindo Rondônia. O delegado foi protagonista do programa Fantástico, da Rede Globo, em uma reportagem que destacou a solução de homicídios no Brasil, com isso, Araújo não teve dificuldade para vencer seu adversário Beto Alcântara por uma larga margem de votos. Segundo a reportagem, a equipe de Araújo solucionou 98,7% dos homicídios em Pimenta Bueno.

A eleição suplementar aconteceu após a ex-prefeita Juliana Roque e o vice, Luiz Henrique serem cassados. Em julho o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou sentença de 1° grau que concluiu que houve o pagamento de pessoal sem o devido lançamento na prestação de contas.

ROLIM DE MOURA

Em Rolim de Moura as eleições suplementares que também estava marcada para este domingo foi suspensa por decisão liminar tomada na última segunda-feira (3) pelo corregedor-geral Eleitoral, ministro Jorge Mussi. De acordo com a decisão, ao analisar o pedido apresentado em ação cautelar ajuizada pelo vice-prefeito eleito em 2016, Fabrício Melo de Almeida (PSD), Mussi entendeu que o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), ao determinar a cassação da chapa por captação e gastos ilícitos de campanha, “omitiu-se quanto a questões que, devidamente sopesadas, poderiam conduzir a resultado diverso”. Na decisão, o ministro afirma que um “novo juízo sobre as questões suscitadas (no processo) poderá esclarecer o conteúdo fático-probatório dos autos, afastando-se a prática do ilícito e consequente comprometimento da lisura no pleito”.

Com esses argumentos, o ministro determinou que o prefeito eleito de Rolim de Moura, Ademir Schock (PSDB), e seu vice, Fabrício Melo de Almeida, reassumissem ao cargos, e anulou, a realização da eleição suplementar do município.

Por Redação Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário