Porto Velho/RO, 25 Março 2024 02:37:29
Diário da Amazônia

Depois de 52 anos separadas, mãe e filha se reencontram; assista

Após perder uma filha que morreu de fome, a mãe se viu obrigada a dar a filha para adoção e aí houve a separação

Por Da Redação
A- A+

Publicado: 08/10/2020 às 09h02min | Atualizado 08/10/2020 às 09h51min

Gedalva da Silva Nogueira viajou mais de 2 mil e 700 km para este grande momento. Ela veio do Paraná para reencontrar a mãe em Ji-Paraná-RO. A busca constante pela mãe sempre fez parte do vazio existente dentro dela que nunca aceitou ter sido entregue para que outra família a criasse. Tudo isso aconteceu há 52 anos quando ela e mais três irmãos foram deixados no Paraná pela mãe e desde então nunca mais tiveram notícias. A dor de não saber o paradeiro da mãe, se estava viva ou não era constante, segundo Gedalva.

Nos últimos 10 dias, reencontrar a mãe parecia ser o sonho realizado. Através dos dados informados no INSS, foi possível localizar Adalgisa Maria da Silva. As informações foram confrontadas e enfim a localização foi possível. Nossa equipe registrou este momento. Acompanhamos a chegada dela na residência de dona Adalgisa. Foi emocionante ver mãe e filha lado a lado novamente. Matando a saudade existente nesses anos todos. Relembraram o passado e os motivos que levaram esta separação.

A falta do esposo que também era o responsável pelo sustento da família, fez com que Adalgisa se perdesse em meio as dificuldades vividas por uma mãe viúva e com filhos para se criar. As dificuldades na época eram imensas segundo ela. Entregar os filhos para outra família era alternativa para garantir a sobrevivência deles.

Relembrar o passado foi importante para elas até mesmo para por fim a esta triste história e poder curtir o novo momento. Uma nova fase. Uma nova história será construída a partir de agora até porque Adalgisa tem 90 anos, está debilitada em função da idade e a família quer aproveitar o máximo dela. Por telefone, Adalgisa conheceu parte dos filhos que ficaram no Paraná e os netos. Conversou com eles e agradeceu a Deus por ter conseguido reencontrar a família.

Após deixar os filhos e ir em busca de trabalho, meses depois Adalgisa recebeu a proposta de vir para Rondônia. Na década de 60, havia muitas promessas de trabalho para este Estado que estava sendo desbravado. Vinha muita gente do Espírito Santo, Paraná e outros Estados. E foi o que ela fez. Voltar atrás já não tinha como. Ela sabia que os filhos estavam sendo bem cuidado.

A amiga Elizabete veio de companhia com Gedalva. Acompanhou por muitos anos o sofrimento da filha que buscava pela mãe. E Participar deste momento para ela não tem explicação.

A OAB em Ji-Paraná teve o papel fundamental para esse reencontro. Eles visitaram a dona Adalgisa e preparam o estado emocional dela para que pudesse receber a filha e aproveitar este momento que ficará guardado para sempre na memória.

Assista a reportagem na página do Facebook da Rede TV/Ji-Paraná:

MÃE E FILHA SE REENCONTRAM APÓS 52 ANOS. OS FILHOS FORAM DEIXADOS QUANDO ERAM PEQUENOS.

Posted by Rede TV Ji-Paraná on Monday, October 5, 2020



Deixe o seu comentário