BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Política &

coluna

Perfil

Publicado: 09/11/2018 às 15h01
Atualizado: 09/11/2018 às 15h28

Depois de nove anos o STF levantou a censura prévia ao Estadão

  FRASE DO DIA: “(…)mesmo que eu quisesse negar, eu não tenho como negar, por todos os ativos intangíveis de mais de 20 anos..

 

FRASE DO DIA:

“(…)mesmo que eu quisesse negar, eu não tenho como negar, por todos os ativos intangíveis de mais de 20 anos de convívio com o presidente”. – Emílio Odebrecht sobre Lula em juízo.

1-Censura prévia

Depois de nove anos o STF levantou a censura prévia ao jornal Estadão. A origem é a operação Boi Barrica da PF quando o COAF viu “certas coisas” em contas correntes inclusive de membros do clã Sarney. O STJ anulou as provas e frustrou a investigação dando mote para que a imprensa rodasse o “pau de bater em doido”. Solução: proibir o jornal de “relar na coisa”. Sentença mesmo se lamentável não se discute. Nove anos após com Sarney arrastando o pé, o perigo e a censura deixaram de ter sentido. Coisas do Brasil. A censura prévia florescer onde deveria ser combatida.   

2-PF na cidade maravilhosa

Investigações feitas na surdina no Rio de Janeiro levaram a Lava jato e a PF a trancafiar 10 (dez) deputados estaduais que se achavam donos do Detran e lotearam o feudo em 20 municípios do estado. E tudo começou com a apreensão do notebook do deputado Edson Albertassi, líder do MDB na Assembléia Legislativa do RJ. O mapa da mina estava ali com todo esquema. No Rio até o Cristo Redentor vai acabar usando colete balístico. Já pensou,10 deputados de uma só vez?

3-PF e Lavajato nas ruas

A Lavajato deixou de ser uma operação. É uma instituição nacional. Virou antônimo de corrupção. Hoje cedo a PF foi a campo e a carrocinha pegou três: Joesley, Saud que pagavam propina e Antonio Andrade que recebia. A PF tem mais 63 mandados de busca e apreensão para DF, Minas Gerais, São Paulo, Rio, Paraíba e Mato Grosso e tudo isso com Moro se preparando para deixar a toga e virar ministro. Gabriela Hardt é a sua substituta e segue a mesma linha, firme e dura. Vixi…   

4-Desmonte ou desmanche?

Se acabar a Lei Rouanet adeus a museus, orquestras e musicais. Conflitos aumentam com mais acesso às armas. A previdência não é deficitária. O Ministério do Trabalho é defesa contra o desemprego. Como tirar o auxílio casa do juiz sem aumentar o salário? Snipers contra traficantes e milicianos é o esculacho da comunidade. Internação compulsaria para adictos fere os direitos humanos. Prisão após sentença em segundo grau fere a ampla defesa. Reduzir ministérios não reduz o custo da burocracia. A Petrobrás é do povo. O Banco do Brasil também. É muito difícil…       

5-Meia volta: volver

O presidente eleito Jair Bolsonaro subiu nas tamancas pelo Twitter rechaçando as propostas de reforma da Previdência que poderiam ser aprovadas por projeto de lei e não por emenda à Constituição. “As propostas de reforma da Previdência divulgadas pela imprensa, sugerindo 40 anos de contribuição para aposentadoria integral e 22 por cento de alíquota de INSS, não são de nossa autoria como tentam atribuir falsamente”. Bolsonaro já deu declarações que apoiaria uma reforma da Previdência para passar no Congresso este ano sem que se altere a Constituição.

[email protected]