Porto Velho/RO, 28 Março 2024 10:59:38
Diário da Amazônia

Deputado propõe implantação de ponto eletrônico na ALE

O parlamentar explicou que em seu gabinete o sistema já está em funcionamento.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 30/09/2015 às 06h55min

Lebrão disse que medida tem por objetivo maior controle dos servidores da Casa de Leis

Lebrão disse que medida tem por objetivo maior controle dos servidores da Casa de Leis

A implantação do ponto eletrônico para todos os servidores da Assembleia Legislativa foi proposta ontem à Mesa Diretora pelo primeiro secretário da Casa, deputado José Lebrão (PTN).

O parlamentar explicou que em seu gabinete o sistema já está em funcionamento, medida que oferece maior controle em relação à presença do servidor no local de trabalho.

No gabinete do deputado Lebrão, o servidor precisa passar pelo ponto biométrico assim que chega para trabalhar, e também na hora de sair. O parlamentar explicou que a medida foi adotada para assegurar a transparência.

“Durante uma fiscalização também é fácil mostrar que o servidor comparece ao trabalho”, assegurou.

De acordo com o parlamentar, as Assembleias Legislativas devem ter como parâmetro a Câmara Federal, onde nos corredores existem terminais do ponto biométrico. “O servidor deve registrar sua entrada e a saída com sua digital. A Câmara Federal paga hora extra para quem precisa trabalhar durante a madrugada, desde que isso seja comprovado através do ponto eletrônico”, afirmou.

Lebrão citou que diversas Assembleias Legislativas já implantaram esse mecanismo de controle. E apontou que em algumas o servidor recebe um crachá, que é cadastrado no sistema. Assim, precisa passar o código de barras nos terminais.

Para o parlamentar, o sistema biométrico oferece muito mais segurança. “No caso de registrar as digitais, ninguém pode alegar que um servidor está batendo o ponto para outro, como poderia acontecer em se tratando de crachá”, detalhou.

O deputado Lebrão lembrou que em Assembleias Legislativas, como a de Goiás e a de Santa Catarina, o ponto eletrônico já está instalado; na do Mato Grosso do Sul o assunto está sendo estudado; e na de Roraima há recomendação do Ministério Público para que o sistema seja adotado.

De acordo com Lebrão, a Assembleia Legislativa de Rondônia deve acompanhar o avanço tecnológico e implantar logo o ponto biométrico para todos os servidores.



Deixe o seu comentário