Porto Velho/RO, 22 Março 2024 08:50:51
SAÚDE

Deputados aprovam decreto de calamidade pública no Acre

Por unanimidade, os deputados estaduais do Acre que apareceram mascarados na sessão extraordinária desta sexta-feira, 20, aprovaram o..

A- A+

Publicado: 20/03/2020 às 16h12min | Atualizado 20/03/2020 às 16h13min

Por unanimidade, os deputados estaduais do Acre que apareceram mascarados na sessão extraordinária desta sexta-feira, 20, aprovaram o decreto legislativo que reconhece calamidade pública no Acre devido o coronavírus (Covid-19). O Estado já diagnosticou até esta hoje, 7 casos de pessoas infectadas.

Os parlamentares acataram o pedido do governador Gladson Cameli. O decreto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e foi relatado pelo líder do governo, deputado Gerlen Diniz (Progressistas).

O pedido do governo ao Parlamento de reconhecer o estado de calamidade pública por conta da ameaça do coronavírus tem uma importante consequência prática: autoriza a Estado a aumentar os gastos públicos e a não cumprir a meta fiscal prevista para este ano.

A solicitação do Poder Executivo foi feita com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O artigo 65 da norma diz que, na ocorrência de calamidade pública reconhecida pelo parlamento ou pelas Assembleias Legislativas, União, estados e municípios estão dispensados de atingir resultados fiscais enquanto perdurar a situação.

O deputado Roberto Duarte (MDB) sugeriu uma emenda que fosse criada um artigo segundo igual o do governo federal para que se fiscalizasse todas as ações econômicas do governo, mas foi negado em plenário na CCJ.

Fonte: ac24horas



Deixe o seu comentário