Porto Velho/RO, 19 Março 2024 16:17:38

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 07/08/2020 às 07h14min

A- A+

Desabando nas pesquisas, o presidente Donald Trump recorre aos mais desesperados truques

Bravatas e ameaças Desabando nas pesquisas, o presidente Donald Trump recorre aos mais desesperados truques para tentar virar o jogo..

Bravatas e ameaças

Desabando nas pesquisas, o presidente Donald Trump recorre aos mais desesperados truques para tentar virar o jogo contra os democratas. Um dos truques foi propor o adiamento das eleições, mas sua manobra predileta é trocar tapas com a China, alimentando uma guerra comercial sempre contida.

Até bobagens como sementes chinesas supostamente enviadas pelo Correio a quem não as pediu e suspeitar do aplicativo de vídeo TikTok fazem parte das manobras de Trump para se revalorizar. Factoides de campanha eleitoral, em geral são bravatas e distrações para deixá-lo no topo dos comentários.

Mas em um ponto não se deve menosprezar os EUA: quando ameaçam guerra armada, geralmente atacam. “Algo vai acontecer com a Venezuela, isso é tudo que posso lhe dizer, algo vai acontecer e os Estados Unidos estarão muito envolvidos”, disse Trump ao responder sobre a situação naquele país.

Como é uma das habituais ameaças de Trump, não haveria muito a temer. No entanto, autoridades militares estadunidenses afirmaram em seguida que há generais brasileiros “trabalhando” para elas e a ONU denunciou que minas de ouro, diamante e bauxita da Amazônia venezuelana são em grande parte controladas por grupos criminosos que exploram, espancam e até matam trabalhadores. Intervenção à vista? Riquezas sempre atraem armas e disso não se pode duvidar.

………………………………………………………

Na parada

As bases pedetistas e dos partidos alinhados a uma grande aliança em gestação, estão conclamando a candidatura da deputada estadual Rosangela Donadon (PDT-Cone Sul) a prefeitura de Vilhena. Se for confirmada a postulação da parlamentar a campanha à reeleição do atual alcaide Eduardo Japonês (PV) já começa a correr risco. A parlamentar tem tido uma atuação irrepreensível na Assembleia Legislativa com suas ações direcionadas a Vilhena e demais municípios da região sul do estado.

Na história

Não poderia deixar de registrar a data histórica de 5 de agosto,  o dia da assinatura do decreto do então governador Jorge Teixeira de Oliveira criando os municípios der Rolim de Moura, na Zona da Mata rondoniense e Cerejeiras, no cone sul. São 37 anos de história e são dois municípios consolidados e que deram origem a tantos outros. De Rolim surgiu Santa Luzia, de Cerejeiras, o município de Pimenteiras nos anos seguintes.

Sapo pulando!

Como a necessidade faz o sapo pular, as diversas correntes petistas estão se unindo em torno do seu candidato a prefeito Ramon Cajuí e estão entrando em campo em defesa desta postulação. Lembro que quando o PT chegou ao auge em Rondônia, se dividiu em vários pedaços levando a legenda a sucessivas derrotas. A sigla que teve uma senadora, dois deputados federais, quatro deputados estaduais e até o prefeito da capital na onda Lula, acabou virando pó em Rondônia.

Do pobre ao nobre

O combate aos rabichos elétricos feitos com arame farpado em postes improvisados e os chamados “gatos” (ligações clandestinas) em vários bairros originados de invasões vai reduzir o risco de incêndio na periferia de Porto Velho e o custo da energia, já que toda a população acaba pagando o pato pelos roubos de energia praticados. Neste sentido, a companhia elétrica que sucedeu a Ceron anuncia que já erradicou 12 mil rabichos de arame farpado nos postes e “gatos”  residenciais – e inclusive de empresários e comerciantes que fraudavam os relógios. 

Pata de coelho

Com a esquerda em baixa, também o PC do B que chegou a ser considerado um pé de coelho da sorte em alianças nas eleições municipais de Porto Velho também desandou e o partido liderado pelo ideólogo, sociólogo, poeta e dirigente partidário Francisco Batista Pantera se lascou. Tenta ressurgir na eleição de 2020, lançando um nome novo na praça, o ex-funcionário do deputado estadual Jair Montes, Samuel Costa. A legenda tem como nova base de apoio o LGTB na capital, que até pouco tempo era majoritariamente petista 

Via Direta

***Os acontecimentos vão se precipitando e os Republicanos lançaram ex-deputado federal Lindomar Garçom a prefeitura de Porto Velho com apoio dos bispos da Universal *** Por outro lado o vereador Alan Queiroz que ser o candidato tucano a prefeito, já que acredita na desistência do atual alcaide Hildon Chaves *** Também o advogado Breno Mendes, ex-secretário de Hildon Chaves entra nas paradas na capital. Ele é candidato do Avante *** Como o custo Rondônia e nocivo para a economia do estado. Os políticos chantageiam todo mundo, de pipoqueiro a usineiro, de Praia do Tamanduá a Serra do Touro. Coisa de louco *** Lamentavelmente quando grandes empresas que se instalaram por aqui – caso das usinas – se veem obrigadas a pagar mais este custo Rondônia.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas