Porto Velho/RO, 22 Março 2024 07:50:54
Diário da Amazônia

Desemprego atinge 12 milhões de pessoas no Brasil

O número de desempregados voltou a crescer no país na semana de 5 a 11 de julho com uma alta de 6,4%.

Por Larina Rosa Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 03/08/2020 às 14h00min | Atualizado 04/08/2020 às 08h08min

Em alta desde o começo da pandemia o desemprego continua avançando em ritmo acelerado por todo o país. Já são 12,4 milhões de brasileiros em idade para trabalhar, sem conseguir trabalho.

Para se ter uma ideia o número de desempregados voltou a crescer no país na semana de 5 a 11 de julho com uma alta de 6,4% na comparação à primeira semana do mês, ou seja 733 mil a mais, de acordo com os dados da Pnad Covid, pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada ontem (31).

Desde o início da série de pesquisas do IBGE que começou na primeira semana de maio, o total de pessoas desempregadas cresceu 24,6%, o que corresponde a um crescimento de 2,4 milhões de pessoas em busca de emprego. Portanto a taxa de desemprego atingiu 13,1% na segunda semana de julho, o mais elevado da série que iniciou em maio.

No primeiro semestre do ano o Brasil perdeu 1.198.363 de postos de trabalho com carteira assinada, segundo o Ministério da Economia. Até os pedidos de seguro-desemprego chegaram a 653.160. Em comparação com junho de 2019, com 508.886 pedidos, houve aumento de 28,4%.

Janete Nunes faz parte desse número, há sete meses perdeu o emprego de recepcionista e desde então não consegue ser contratada. Ela conta que já procurou vagas na área de recepção, vendas e operadora de caixa, porém não teve respostas. Casada e mãe de dois filhos ela explica que junto com o marido que é barbeiro teve que recorrer ao auxílio emergencial oferecido pelo Governo quando o comércio estava fechado.

“Com a chegada da pandemia ficou muito difícil ser contratada. Agora meu esposo voltou a trabalhar. E eu todos os dias envio currículo por e-mail para várias empresas e nada ainda”, disse.

De acordo com dados divulgados pelo IBGE 19,2 milhões de pessoas gostariam de trabalhar, mas não procuravam oportunidades por causa da pandemia ou por falta de vagas em suas localidades.

Simone Ferreira também sente os efeitos da pandemia após estar há cinco meses sem conseguir emprego em sua área de formação. “Estou à procura de emprego na área de Letras Português que sou formada. Antes da pandemia eu trabalhava como professora substituta em uma escola pública. Devido as escolas terem fechado eu acabei sendo prejudicada.  Até agora não consegui encontrar outra forma de trabalho”, ressaltou.

O Gerente Erick Melo do Sine de Porto Velho explica que para auxiliar na busca de oportunidades de trabalho e evitar aglomerações duas opções de atendimento está sendo feito; Seguro Desemprego (Que normalmente se resolve de forma online) e a Emissão do RG (que vem sendo a maior procura nesse período).

“As atividades do Sine deram uma reduzida nesse período. Estamos entendendo uma média de 150 atendimentos incluindo online”, disse Erick.

Para agendamento o Sine Municipal disponibiliza o telefone fixo (69) 3901-3213, 3901-3181, o celular (69) 984737437 (Whatsapp) ou pelo e mail [email protected].



Deixe o seu comentário