Porto Velho/RO, 18 Março 2024 21:36:20

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 24/10/2020 às 10h18min

A- A+

Desistências e indeferimentos em candidaturas para prefeito da capital

Eleitores zonzos Bajuladores, papagaios de pirata e aderentes oportunistas inflam o ego dos líderes mas causam dissabores futuros, a..

Eleitores zonzos

Bajuladores, papagaios de pirata e aderentes oportunistas inflam o ego dos líderes mas causam dissabores futuros, a julgar pelo senador Chico Rodrigues. Dezenas de partidos se lançam nestas eleições com candidatos que se dizem bolsonaristas. Em vários municípios concorrem entre si. O mesmo vale para os lulistas, que lutam entre si e contra os adversários.

A rigor, não existe um bolsonarismo nem um lulismo. Os candidatos são só caroneiros no populismo de seus líderes maiores. Lula fez reformas cosméticas e contra o que pregou em campanha. Bolsonaro só assinou a reforma da Previdência porque o Centrão embarcou nela, mas nenhuma outra reforma substantiva saiu, mesmo com a entrega de anéis ministeriais.

Se é difícil saber o que os líderes maiores pensam, mais difícil é supor o que vai pela cabeça de lulistas e bolsonaristas que disputam as prefeituras. Depois da posse, tudo pode acontecer, inclusive nada, porque os orçamentos estão minguados. 

Para deixar a situação eleitoral ainda mais confusa, vários partidos mudaram de nome: como distinguir Podemos de Avante, Patriotas de Democratas ou um Partido Republicano de outro, também Republicano, mas da Ordem Social? 

No fim, todos são democráticos, patrióticos e republicanos, mas o eleitor fica zonzo diante da obrigação de escolher entre quem mais aparece e quem mais convence.

…………………………………………………………

Os adiamentos

O final de ano registra adiamentos na entrega de obras importantes em Rondônia. Começa pela revitalização do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré em Porto Velho, segue com a ponte do Rio Madeira na altura do Abunã, chutadas para janeiro de 2021. Também o início das obras da Usina Hidrelétrica de Tabajara, encravada em Machadinho do Oeste, terá a instalação dos seus canteiros retardados por conta de tantos entraves ambientais na região do Vale do Jamari.

Grande inimiga!

 Não bastasse a elevada taxa de rejeição, uma das maiores entre os candidatos em Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves já padece na sua campanha à reeleição com o início do inverno amazônico, a temporada de chuvas, sua grande inimiga a partir de agora e um dos maiores problemas enfrentados pelo ex-prefeito Mauro Nazif que não obteve a reeleição por conta das alagações que tomam conta da cidade. Mesmo assim sua equipe acredita em crescimento na reta final.

Menos candidatos 

A disputa pela prefeitura de Porto Velho começou com17 candidatos. Então, rolou a primeira desistência, com o deputado estadual Anderson Pereira. Em seguida, já com as convenções realizadas, o pedetista Ruy Mota (PDT) desistiu da peleja. Agora foi a vez do ex-vereador Ted Wilson (PRTB) cuja candidatura foi indeferida pela justiça eleitoral anunciar sua existência. Seguem treze candidatos e alguns nomes que não conseguem decolar já estudando jogar a toalha.

Temas de campanha

Alguns temas vão se destacando no horário eleitoral deste ano em Porto Velho. Desde a moeda virtual beradeira do PT, a privatização da Caerd que não consegue atender as necessidades da população, cujo índice de habitantes atendidos por água encanada é inferior a 50 por cento dos seus habitantes. Também são cobradas as creches, escolas e postos de saúde que não foram concluídos, a construção da nova rodoviária prometida.

Uma incógnita

Tratei das eleições nos principais colégios eleitorais do estado durante a semana e deixei propositalmente o caso de Ji-Paraná de fora. Ocorre que entre o afastamento do prefeito Marcito Pinto e a posse do presidente da Câmara Afonso da Mabel, foi perdido muito tempo pelo candidato substituto, Juliam Cuadal (PDT) que só foi beneficiado a poucos dias no horário eleitoral. Entrou com grande desvantagem, luta bravamente para recuperar o tempo, mas sua performance nas urnas ainda é uma incógnita. Mais perto da eleição será possível analisar melhor seu desempenho na campanha.

Via Direta

*** Numa eleição, possivelmente equilibrada em Porto Velho, não querendo dar sopa para o azar, os candidatos a prefeito estão se movimentando na caça aos votos até nas tribos indígenas *** Em novo alerta a Defesa Civil de Porto Velho dá conta que a seca histórica está se agravando na região *** O pedetista Carlinhos Gordurinha, candidato a vereador se reuniu com moradores do complexo Orgulho do Madeira. A reivindicação dos mutuários é para melhorias na segurança *** Na verdade, um problema que atinge todo município *** O coronavid ataca forte nas campanhas políticas na capital rondoniense *** Muitas formiguinhas e tamanduás estão convalescendo da doença *** Os votos-gratidão por asfaltamento nos bairros vão garantindo a ponteira do prefeito Hildon Chaves na peleja pela reeleição na capital. 

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas