Porto Velho/RO, 21 Março 2024 17:58:48

J. Nogueira

coluna

Publicado: 28/10/2018 às 07h11min

A- A+

Destaques da região central de Rondônia

DOAÇÃO A Câmara Municipal de Ji-Paraná recebeu na última semana projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, pedindo autorização..

DOAÇÃO

A Câmara Municipal de Ji-Paraná recebeu na última semana projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, pedindo autorização para que seja concedida autorização na doação de um terreno ao Consócio Intermunicipal de Municípios (Cimcero) que tem sua sede neste município. O imóvel fica localizado na rua Dois de Abril entre as ruas Mato Grosso e 13 de Setembro, primeiro distrito da cidade, bairro Urupá, considerado um dos mais valorizados da região. Já na próxima terça-feira (30), deve acontecer a primeira apreciação de votação em plenário.

CONVÊNIO

Outra proposta do Poder Executivo que está em análise é referente ao convênio a ser assinado entre a prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que tem por objetivo formar a parceria para a ornamentação natalina da cidade, visando os festejos de fim de ano, além do aniversário da cidade. O valor não foi informado, mas consta na mensagem que a instituição (CDL) terá prazo normal de 30 dias para prestar contas, logo após o término de todo o investimento a ser feito. Ainda não se sabe se haverá alguma mudança na ornamentação em relação ao que foi feito nos últimos anos.

CIVIL

Servidores da prefeitura de Ji-Paraná estão recebendo capacitação sobre a intervenção multiprofissional em situação de crise. O objetivo é contribuir para a redução dos riscos de desastres, em possíveis casos que venham acontecer. A capacitação é feita por uma equipe da secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). Além dos servidores, também participam a equipe local que compõe a chamada Defesa Civil. A coordenadora municipal de proteção e defesa civil, Lucimeire Zanettin, lembrou que a finalidade é fortalecer os trabalhos dessas pessoas, em momentos adversos, como exemplo o período de fortes chuvas que se aproxima.

DISPUTA

A disputa pela presidência da Ordem dos Advogados de Rondônia (OAB), já começou, e no interior do Estado, nas seccionais, também não é diferente. A eleição está marcada para acontecer no dia 19 de novembro e vale um mandato de três anos. Nos municípios da região central do Estado, a categoria já começa se movimentar e os interessados se articulando na busca de apoio dos colegas. Em Ji-Paraná, duas chapas já definiram os nomes que disputarão a presidência local, sendo elas: Chapa-10, liderada pelo advogado Edilson Stutz e a Chapa-11 com o advogado Jefferson Vaz.

FISCALIZAÇÃO

Já passou da hora de a secretaria de Meio Ambiente (Semeia) de Ji-Paraná começar uma ação de combate ao despejo de dejetos em vários pontos da cidade. E se certificar desse crime ambiental não estaria tão difícil assim, basta os fiscais realizarem uma minuciosa vistoria nos córregos que passam por diversos bairros do município. A fedentina é muito forte, até mesmo no centro do primeiro distrito, o odor é insuportável. É bom lembrar que esse desrespeito não é praticado apenas nos bairros afastados do centro, muitos prédios residenciais, aproveitando da fraqueza do poder público, também praticam esse tipo de abuso.

GARAGEM

Apesar de ter alertado, neste espaço, até a última sexta-feira (26) nenhuma atitude, até o momento, foi tomada tanto pelos órgãos (fiscalização) nas áreas de trânsito e de espaço público, em relação ao abuso que uma determinada garagem de veículos, na região da Vila Jotão vem praticando há vários meses, expondo seus automóveis, tranquilamente na área que deveria ser estacionamento e passagem de pedestres. A irregularidade foi passada para um determinado fiscal da prefeitura que garantiu ir até o endereço citado e averiguar a situação, o que não aconteceu. Até quando?


Deixe o seu comentário