Porto Velho/RO, 25 Março 2024 19:10:43

J. Nogueira

coluna

Publicado: 30/10/2018 às 08h15min

A- A+

Destaques da região central de Rondônia

ELEIÇÕES I E as eleições (2018) finalizadas ontem em todo o território nacional, não foi diferente de Ji-Paraná. O domingo, na..

ELEIÇÕES I

E as eleições (2018) finalizadas ontem em todo o território nacional, não foi diferente de Ji-Paraná. O domingo, na capital da BR-364 foi de total tranquilidade nos trabalhos da Justiça Eleitoral, com a troca de apenas seis das mais de 300 urnas eletrônicas. Como neste segundo turno eram apenas dois candidatos para votar, o tempo na fila não passou da média de 10 minutos, em alguns dos pontos de votação. Um dos poucos casos de polícia, um cidadão ainda não identificado foi acusado de fotografar a urna, sendo denunciado e encaminhado para a delegacia de Polícia Federal, podendo ‘pegar’ ao menos dois anos de reclusão.

TRANSPORTE

Outro ponto importante e de alta qualidade do trabalho da Justiça Eleitoral, foi no transporte de eleitores. Segundo o advogado e presidente da comissão de transporte do TRE local, Tasso de Souza nenhum eleitor deixou de votar por falta de condução. Foram usados 16 ônibus e 80 automóveis para atender às regiões urbanas e rurais do município, ou seja, distritos de Nova Londrina e Nova Colina. Ainda segundo Tasso de Souza, ocorreu uma redução de 25% do número de veículos utilizados pelo TRE em relação às eleições de 2014 e 2016. “Não tivemos nenhum problema em relação a acidentes com nossos veículos”, garantiu.

URNAS

Outro bastante satisfeito com o resultado do trabalho da Justiça Eleitoral foi Júnior Duarte, chefe da 30ª Zona Eleitoral. De acordo com ele, apenas seis urnas apresentaram problemas técnicos, quantidade considerada insignificante e que não chegou a comprometer o trabalho dos mesários, e muito menos ainda, dos eleitores. Um eleitor que teria fotografado a urna no momento do voto foi detido e encaminhado por agentes federais para a delegacia de Polícia Federal onde as responsabilidades foram apuradas. A apuração, também bateu a meta com o resultado oficial sendo divulgado antes das 19h.

EXPRESSIVA

E o governador eleito de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (PFL), obteve uma expressiva vitória no segundo maior colégio eleitoral do Estado, Ji-Paraná. Neste município, Marcos Rocha conquistou 42.398 votos, correspondendo 69,27% dos votos válidos. Já seu adversário, Expedito Júnior (PSDB) teve apenas 18.807 votos, ou seja, 30,73 dos votos válidos, enquanto que a ausência do eleitor nos pontos de votação chegou aos 22,41%, mesmo assim, bem maior que o número conseguido por Expedito Júnior. Com essa magnífica votação, Marcos Rocha, obrigatoriamente, terá uma grande responsabilidade em representar Ji-Paraná no Poder Executivo estadual a partir de primeiro de janeiro próximo.

MAIS ELEIÇÃO

E hoje à noite (30) acontecerá mais uma eleição. Desta vez para a formação do novo diretório municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), atualmente presidido pelo vereador Edilson Vieira que já está em seu segundo mandato. O pleito está marcado para acontecer no plenário daCâmara Municipal entre as 18h e 23h. Até a última sexta-feira (26), apenas uma chapa estava confirmada, justamente a do atual presidente. O evento também poderá ser marcado com a ‘lavagem’ pós as eleições gerais.

BURACO

Alguém pode avisar a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Agerji) e a Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd), quanto tempo irá durar para que um buraco no asfalto na rua Mato Grosso (bairro Dom Bosco), próximo a um posto de combustível, um supermercado e uma padaria, para ser tapado? O péssimo serviço feito, já passa dos 90 dias (três meses) e até ontem, estava sem solução.


Deixe o seu comentário