Porto Velho/RO, 24 Março 2024 14:54:32

J. Nogueira

coluna

Publicado: 11/01/2019 às 19h16min

A- A+

Destaques da região central de Rondônia

QUALIFICAÇÃO Apesar do esforço da equipe do Serviço Nacional de Emprego (Sine) de Ji-Paraná, instalado nas dependências do Shopping..

QUALIFICAÇÃO

Apesar do esforço da equipe do Serviço Nacional de Emprego (Sine) de Ji-Paraná, instalado nas dependências do Shopping Cidadão (Tudo Aqui!), próximo ao viaduto do bairro da Vila Jotão, junto às empresas em busca de trabalho, ainda existem uma grande barreira para o preenchimento dessas vagas como a falta de qualificação das pessoas que procuram ser inseridas e/ou reinseridas no mercado de trabalho. A situação fica bem clara pela demora na ocupação das vagas disponíveis. A maioria das empresas exigem o mínimo de experiência e comprovante de qualificação, é aí, onde a maioria não possuem esses certificados profissionalizantes.

RECLAMAÇÃO

Recebemos na sexta-feira (11) um telefonema de uma pessoa que ao chegar cedinho ao Shopping Cidadão (Tudo Aqui!), foi surpreendida (a) com a informação que no Instituto de Identificação Civil e Criminal (ICC) estava distribuindo apenas 15 fichas para atendimento, e na fila, esperavam ao menos outras 30 pessoas. Além disso, a pessoa também reclamou do alto valor para a obtenção da 2ª via do Registro Geral (Identidade) de R$ 97,00 para R$ 107,00. O reclamante ainda afirmou que já teria procurado o órgão ao menos duas vezes, anteriormente.

ALERTA

Observando o relatório de atividades do Corpo de Bombeiros (GB) de Ji-Paraná, alguns pontos são considerados positivos de 2018 em relação ao ano anterior, 2017. Uma excelente notícia foi a queda no número de mortes no trânsito de Ji-Paraná, bem como o de pessoas lesionadas em acidentes. Agora, o que chama a atenção é o item suicídio que em 2018 teve um aumento superior a 50%. Em 2017, 20 pessoas decidiram tirar suas próprias vidas, enquanto que no ano passado esse número subiu para 32. Tomara que esses números possam alertar a sociedade para ações de prevenção ao suicídio. E já neste primeiro mês, na quinta-feira (10), uma jovem adolescente estudante, foi a primeira vítima deste lamentável tipo de ação.

ANO LETIVO

A secretaria de Educação (Semed) de Ji-Paraná, através da superintendente de Gestão garantiu esta semana que todo o cronograma que antecede o início do ano letivo, está sendo executado normalmente. Segundo a professora Ana Papo e superintendente de Gestão, lembrou que esse planejamento começou a ser elaborado ainda em novembro quando começou a ser feitas as chamadas rematrículas (alunos já matriculados), e neste início de janeiro, as unidades de ensino do município, realizam as matrículas para os novos alunos. Ainda segundo ela, o corpo docente volta às atividades no dia primeiro de fevereiro e as alunas no dia 11, segunda-feira.
ESTRADAS – Foto>J. Nogueira!
E por falar em ano letivo 2019, o secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Cleber Littg garantiu esta semana que a secretária não bem medindo esforço para conseguir manter as estradas, em especial, da zona rural em boas condições de tráfego, principalmente, as estradas usadas no transporte de estudantes para as unidades de ensino. Ainda de acordo com Littg, a Semosp conta atualmente com três equipes de trabalho, sendo duas delas justamente no setor rural do município.

BR-364

E a rodovia federal BR-364 continua fazendo vítimas. Na quinta-feira (10) logo cedo (6h50) entre os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno um acidente acabou envolvendo a família do advogado, servidor público e ex-prefeito de Ji-Paraná, Leonirto Rodrigues dos Santos, o popular ‘Nico’. Ele viajava com a esposa, filha e uma irmã, e ao se aproximar do km 219 foi surpreendido por um motorista que estava no sentido contrário tentando fazer uma ultrapassagem indevida. O ex-prefeito sofreu trauma no nariz, a esposa fratura em uma das clavículas e em um dos braços, a filha leves lesões, e infelizmente, a irmã veio a óbito no local.


Deixe o seu comentário